loader image
29.06.15 às 16:50

Estudo apresenta tendências de sustentabilidade para eficiência energética e fontes renováveis

Desafios tendem a aumentar caso não se tome medidas eficazes no setor de energia, mostra o estudo

A consultoria Ideia Sustentável lançou no dia 25 de junho mais um estudo da iniciativa NEXT.doc – Observatório de Tendências em Sustentabilidade. Com o tema “Seis tendências de sustentabilidade para eficiência energética e fontes renováveis”, a consultoria apresenta as disposições para alcançar um futuro desejável em que as fontes de energias renováveis sejam prioridade e maioria no mundo.

O estudo destaca que é necessário começar a agir com as ferramentas do presente, uma vez que ainda há mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo que continuam sem acesso à eletricidade. Caso contrário, com o aumento da demanda, os desafios tendem a aumentar.

As seis tendências mapeadas são: incentivos adequados e políticas eficazes; reconfiguração da matriz energética; identificação de focos de ineficiência; redes inteligentes de energia; novas tecnologias sustentáveis e; educação para o consumo consciente de energia.

Todos os temas da iniciativa NEXT.doc são definidos em conjunto com a Fundação Espaço ECO, principal apoiador da iniciativa, seguindo dois critérios básicos: a relevância do público-alvo principal (e a sua capacidade de produzir mudanças) e o potencial para gerar transformação em um determinado setor. Neste caso, o fator preponderante é a abrangência múltipla de demandas da necessidade de investimentos no setor de energia. Este estudo NEXT.doc conta ainda com apoio da Schneider Eletric Brasil.

Os estudos NEXT.doc sempre trazem tendências para os setores analisados, dessa vez é exposto o quanto é fundamental trabalhar com a eficiência energética a partir de incentivos políticos adequados, parcerias público-privadas e matrizes de energia mais diversificadas. É importante a identificação de focos de desperdício e melhor gerenciamento dos sistemas de geração, distribuição e consumo energético, com redes inteligentes e novas tecnologias.

Neste estudo são apresentadas análises e há sugestões de ações pautadas nesses seis temas para incitar um movimento de liderança na condução das empresas em direção a um futuro energético sustentável e concreto. Vital para as empresas e a sociedade como os recursos naturais, a energia pode transformar o modo de fazer negócios e as relações de todos com o meio ambiente.

Além da responsabilidade sobre o agravamento do aquecimento global, por causa das emissões do sistema energético e sobre a preservação dos recursos naturais, existe também uma pressão com a demanda de energia. Como comenta Ricardo Voltolini, diretor-presidente da Ideia Sustentável, toda a sociedade deve se responsabilizar pelo uso de energia no Brasil. “Precisamos que indivíduos, empresas e órgãos públicos se conscientizem para exigir e colaborar na construção de um sistema energético sustentável”.

Mais informações no site: www.ideiasustentavel.com.br

Leia mais:

Engenheiros de Stanford atestam que EUA podem ter 100% de energia limpa

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também