loader image
01.06.16 às 17:31

FAO lança concurso de vídeo e pôster sobre alimentação e mudanças climáticas

Concurso é voltado para crianças e adolescentes do mundo todo. A iniciativa é relacionada ao Dia Mundial da Alimentação 2016
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação/Rádio ONU

 

Comentário Akatu: o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera é uma das principais responsáveis pelo crescente aquecimento global, sinalizando a relação de interdependência ao longo da história entre a ação humana e o impacto sobre os ecossistemas e o comportamento climático. Não é somente a poluição gerada pelos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis que causa esse tipo de alteração climática, mas também as indústrias, o desmatamento, a exploração pecuária em larga escala também entram nessa lista. Se os consumidores são parte da origem do problema, também são parte de sua solução. Por meio de mudanças em suas práticas cotidianas, os consumidores se percebem como cidadãos e se empoderam, forçando as empresas a produzirem de forma mais limpa. Uma boa iniciativa foi a da FAO, mencionada na reportagem abaixo. O concurso é uma forma de despertar a consciência de crianças e jovens sobre a relação entre alimentação e mudanças climáticas.

 

Através de um novo concurso de vídeo e pôster, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está pedindo a ajuda de crianças e jovens do mundo inteiro. A agência quer que eles mostrem como a mudança climática está tornando ainda mais desafiadora a tarefa de alimentar a crescente população mundial e o que todos podem fazer, juntos, para enfrentar esse desafio.

Mudança Climática

O número de pessoas no planeta deve passar de 9 bilhões até 2050 e a FAO calcula que a produção global de alimentos vai precisar crescer até 60% para atender essa nova demanda. Ao mesmo tempo, agricultores familiares e pequenos produtores, que produzem a maioria dos alimentos consumidos, estão entre os mais afetados por temperaturas mais altas, secas e desastres relacionados à mudança do clima.

Por isso, a FAO escolheu o seguinte tema para o Dia Mundial da Alimentação 2016, celebrado em 16 de outubro: “O clima está mudando. Alimentação e agricultura também devem mudar”.

Concurso

A iniciativa da agência da ONU http://nacoesunidas.org/ busca dar uma oportunidade a crianças e jovens para que explorem este tema, expressem e compartilhem suas ideias sobre a relação entre mudança climática, a comida que é consumida e as causas da fome.

Crianças e adolescentes com idades entre cinco e 19 anos podem participar do concurso de pôster.
Jovens entre 13 e 19 anos podem também produzir um vídeo com duração máxima de um minuto e publicá-lo no YouTube com a hashtag #WFD2016VideoContest.

O prazo para participar da iniciativa é dia 30 de setembro. Para mais informações sobre a regra do concurso e como participar, acesse a página do Dia Mundial da Alimentação 2016.

 

Leia mais:

Campanha #ClimaMuitoLoko conecta cotidiano das pessoas às Mudanças Climáticas

Evite o desperdício de alimentos e ajude a desacelerar as Mudanças Climáticas

Mudar seus hábitos em relação aos alimentos pode diminuir o impacto no clima

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também