loader image
14.06.22 às 13:35

Festa Junina consciente? Tem, sim senhor!

Celebre as festas de São João com hábitos de consumo consciente que geram impactos positivos para você, para a sociedade e para o meio ambiente

E se a gente pudesse curtir o arraiá de forma mais responsável e consciente? A Festa Junina é uma das principais tradições populares brasileiras, com celebrações por todo o país durante os meses de maio, junho e julho (e às vezes até agosto). O evento é feito com deliciosas comidas típicas, quadrilha, forró, baião, muita cor, estampa e alegria, em festas que atraem e movimentam milhões de pessoas. E, para que a celebração fique ainda melhor, é possível incluir atitudes de consumo consciente que geram impactos positivos para todos, deixando o arraiá mais sustentável mas com o mesmo brilho!

Monte o seu look com as roupas que você já tem ou compre no brechó 

Não sabe escolher o que vestir? Vestidos, camisa xadrez, jeans, estampas e babados estão com tudo para montar um look confortável e temático para curtir a Festa Junina. A boa notícia é que, possivelmente, você já tem esses itens no seu guarda-roupa, principalmente uma calça jeans ou uma camisa xadrez, duas peças-chave. Lembre-se que ao deixar de comprar uma nova calça jeans, você está poupando mais de 5 mil litros de  água. 

Mas, se a ideia é ir à festa com um visual diferente, priorize peças de segunda mão em brechós. Ao adquirir um item usado, você evita o impacto negativo associado à produção de um novo, e consequentemente, colabora com a preservação dos recursos naturais, incentivando uma economia mais sustentável. Você também pode pedir emprestado para um amigo e economizar ainda mais. Comprar itens de segunda mão está na moda e faz parte da lista de tendências de consumo consciente em 2022. Veja inspirações para escolher a sua roupa aqui

Reduza os itens descartáveis e separe seus resíduos 

Na hora de montar a sua Festa Junina com os amigos e familiares, dê preferência para copos, xícaras, pratos de sobremesas e recipientes reutilizáveis, além de formas de tortas e de bolo que você já tem em casa. Evite pratinhos, copinhos e talheres plásticos pois, em geral, após um único uso eles vão para o lixo. Adotar esse hábito é econômico, pois evita a necessidade de adquirir novos itens, e ainda poupa recursos naturais e gera menos resíduos.

O mesmo vale para a decoração: aproveite os itens que você já tem ou já usou em anos anteriores, como toalhas de mesa e bandeirinhas. 

E, se a festa for em algum arraiá pelo bairro ou na sua cidade, lembre-se de descartar seus resíduos de forma adequada. Você pode levar seu copo reutilizável para tomar aquele quentão e descartar latinhas e itens plásticos nas lixeiras de lixo reciclável. Assim contribui para a limpeza da festa e incentiva a reciclagem. 

Se alimente com pratos saborosos e saudáveis

Entre as receitas deliciosas da Festa Junina estão bolo de milho, canjica, curau, tortas salgadas, cuscuz, paçoca e muito mais. Dá até água na boca, né? Mas lembre-se que seus pratos podem ser muitos saborosos, leves e saudáveis. 

Evite alimentos processados e industrializados, dê preferência aos alimentos in natura, faça substituições mais saudáveis, procurando alternativas para reduzir o açúcar e a gordura. Outra alternativa é preparar as receitinhas em casa, pois você poderá comprar de pequenos produtores próximo ao seu bairro, contribuir com a economia local e saber a procedência dos ingredientes utilizados no preparo do alimento, além de economizar. 

Convide os seus familiares e amigos e peça para cada um trazer um prato saboroso e mais saudável, assim não pesa para o bolso de ninguém e a festinha fica completa. Confira oito receitas saudáveis  com pratos típicos que você pode fazer em casa.

Lembre-se também de evitar o desperdício. O que sobrou pode ser distribuído para os convidados ou reaproveitado nos próximos dias.  

Divirta-se respeitando seus limites

Quando falamos em Festa Junina, algumas bebidas alcoólicas como vinho quente, quentão e batidas não podem faltar. A dica é celebrar com moderação e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Beba água entre os drinks, conheça e respeite seus limites. Assim, você protege a si mesmo e aos outros ao seu redor, sem medo de ser feliz. Pratique o consumo consciente de álcool, conheça o Happy Hour Consciente e descubra algumas receitas de bebidas não-alcoólicas aqui

Essas pequenas ações podem deixar o seu arraiá muito mais consciente e sustentável. Você pode incentivar seus convidados a fazerem o mesmo e gerar impactos positivos para todos nós. Boas festas!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também