Em coluna para um caderno especial sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) no jornal Folha de S.Paulo, Helio Mattar destaca o papel desses novos negócios, que já surgem alinhados com os conceitos de sustentabilidade e com os anseios do consumidor consciente, para a construção de um novo modelo econômico.
“No último ano, houve uma mudança de intensidade no esforço das grandes empresas na direção da sustentabilidade, buscando formas de colaborar com o combate às alterações climáticas, o atendimento a direitos humanos e a melhoria das condições de educação e saúde.
É mais difícil para elas, no entanto, mudar seus modelos de negócio na direção de atender às funções desempenhadas pelos seus produtos de uma maneira que demande menos recursos naturais. (…) Nesse sentido, as MPMEs (micro, pequenas e médias empresas) têm, em geral, grande flexibilidade, processos decisórios rápidos, estruturas produtivas em rede ou simplesmente a possibilidade de iniciar do zero.”
Confira a coluna na íntegra aqui, disponível para assinantes.