loader image
08.10.20 às 10:51

Folha de S.Paulo: O propósito das empresas e a pandemia

Consumidores e companhias deixam claro que a direção a seguir é a do compartilhamento de riquezas com stakeholders

Em sua coluna na Folha de S.Paulo, Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, reflete sobre as mudanças trazidas pela pandemia e sobre a direção que empresas devem seguir para continuar no mercado.

“A pandemia funcionou como um acelerador de tendências na sociedade. Mas determinadas tendências só ocorrem quando um conjunto de atores acelera mudanças em uma mesma direção. Esse é o caso da propensão das empresas em terem um propósito de contribuição para a sociedade e o meio ambiente que vá além da geração de lucro aos acionistas. Os consumidores, parte das empresas e os investidores são atores chave para esta mudança.

Em relação aos consumidores, a pandemia acelerou a tendência mostrada pelas pesquisas do Akatu ao longo dos últimos 18 anos, de que entre 56% e 68% dos consumidores esperam que as empresas contribuam ativamente para o desenvolvimento da sociedade. Em 2019, pergunta semelhante resultou em 55% concordando com este mesmo papel das empresas, adicionando que o governo deveria criar leis exigindo tal prática mesmo que isso leve a preços mais altos e a menos empregos.”

Leia a coluna na íntegra.

Veja também
Quer ouvir essa página? É só dar o play abaixo!