loader image
14.01.19 às 9:10

Folha de S. Paulo: Que ar você quer respirar? Veja hábitos que fazem a diferença

7 milhões de pessoas morrem todo ano no mundo por exposição a micropartículas do ar poluído

No dia 26 de dezembro, a versão online do jornal Folha de S. Paulo publicou artigo do diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, que trouxe como tema os impactos das micropartículas no ar que respiramos e como isso tem sido um grande desafio para a saúde pública.

“Nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído”, é o que dizem os dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Decorre daí um número alarmante: 7 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à exposição a micropartículas presentes no ar poluído. A poluição do ar, nesse sentido, é um grande desafio para a saúde pública, sendo um dos fatores mais críticos para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Esse tipo de poluição é silencioso e nos cerca a todos, passando despercebido pelos mecanismos de defesa do organismo humano e podendo provocar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e pulmonares, câncer e outras infecções respiratórias. Isso acontece porque as chamadas “partículas finas”, presentes no ar e que podem ser tão pequenas quanto uma molécula, são inaladas com facilidade e rapidamente chegam aos nossos pulmões e sistema cardiovascular.”

Clique aqui e leia na íntegra

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também