loader image
25.05.21 às 15:39

Folha de S.Paulo: Um desperdício que diz respeito a todos nós

Helio Mattar alerta sobre os altos índices de desperdício de alimentos no Brasil e no mundo

Em sua coluna de maio na Folha de S.Paulo, o diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, alerta sobre os altos índices de desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, em um contexto onde milhões de famílias ainda passam fome, e nos convida a colocarmos o combate à perda de alimentos no centro de nossas ações.

“O UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) divulgou recentemente o Índice de Desperdício de Alimentos 2021. Os dados do relatório revelam um panorama extremamente perturbador, sobretudo em um contexto no qual a fome atinge cerca de 690 milhões de pessoas no mundo e no qual o Brasil volta a se destacar no tema: mais da metade dos lares convivem com algum grau de insegurança alimentar e 19 milhões de pessoas (quase 10% da população) vivem uma situação de insegurança alimentar grave —isto é, passam fome.

Segundo o referido índice, estima-se que 17% da produção global de alimentos foi desperdiçada em 2019. Ou seja, foram perdidas 931 milhões de toneladas de alimentos que tinham valor e que poderiam satisfazer as necessidades nutricionais de pelo menos 380 milhões de pessoas, mais da metade das que passam fome no mundo.”

Leia a coluna na íntegra aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também