loader image
04.10.18 às 17:00

Frutas da estação: conheça os alimentos de outubro e prepare uma deliciosa receita com abacaxi

Dê preferência àqueles que estão na sua safra natural, pois estão mais saborosas, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental

Por conta do uso de técnicas de produção agrícola, que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes, testemunhamos que uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo.

Contudo, cada alimento possui um ciclo natural de crescimento e de amadurecimento, já que cada planta depende de específicas e diferentes condições climáticas para se desenvolverem  e florescerem. O ideal é consumir esses produtos em sua safra natural, quando estão mais nutritivos, saborosos, abundantes e, consequentemente, mais baratos.

Optar pelo consumo das “frutas da estação” contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte (já que, por exemplo, é possível consumir alimentos de época da sua região sem precisar esperar que venham transportados de outros Estados, correndo o risco de, dentre outras coisas, estragar durante o percurso).

Se você vive na região Sudeste, aproveite a estação das amoras para preparar um saboroso arroz com abacaxi servido na casca:

Arroz com abacaxi 

Foto: Reprodução/Patio Hype

*Receita retirada do site Patio Hype

Ingredientes:

– 2 abacaxis;

– 2 colheres (sopa) de óleo;

– 1 cebola roxa cortada em cubos pequenos;

– 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes;

– 3 dentes de alho picados;

– 1 ovo levemente batido;

– 1 peito de frango sem osso cortado em cubos médios;

– 1?2 xícara de chá de caldo de frango;

– 1?2 xícara de chá de ervilha fresca ou congelada;

– 3?4 xícara de chá uva passa;

– 1?2 xícara de castanha de caju aberta ao meio no sentido do comprimento;

– 4 xícaras de arroz cozido na véspera;

– 1 colher (sopa) de óleo;

– 2 colheres (chá) de curry;

– 3 colheres (sopa) de shoyu;

– 1?2 colher (chá) de açúcar;

– Cebolinha picada a gosto.

Modo de preparo:

Corte os abacaxis ao meio no sentido do comprimento. Retire a polpa e corte em cubos médios. Guarde as cascas de abacaxi para usar como prato. Em uma panela quente, coloque duas colheres (sopa) de óleo, a cebola roxa e refogue rapidamente. Adicione a pimenta dedo-de-moça, o alho e refogue mais um pouco. Junte o ovo, os cubos de frango e deixe fritar. Em seguida junte o caldo de frango, a ervilha, as uvas passas, as castanhas, os cubos de abacaxi e misture. Acrescente ao arroz “dormido” 1 colher (sopa) de óleo e coloque na panela. Misture em uma tigela o curry, o shoyu, o açúcar, despeje na panela e deixe até o arroz “pipocar”. Apague o fogo, recheie as cascas de abacaxi com o arroz, salpique cebolinha verde e sirva.

Veja, a seguir, uma lista de legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de outubro na região Sudeste. Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também