O GPA é uma empresa majoritariamente feminina, em que 52% dos(as) colaboradores(as) são mulheres. Um de nossos focos é a presença delas nos cargos de liderança (gerência e acima) e esse percentual integra o nosso Índice de Sustentabilidade e Diversidade (ISD), considerado na remuneração variável dos cargos elegíveis. Avançamos no tema e encerramos 2022 com o percentual de 38,3%, o que mostra evolução em direção à meta de chegar a 40% até 2025.
E, para isso, atuamos com diversas ações e em várias frentes. Uma das principais delas é o Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina, iniciado em 2019 para 100% das diretoras e gerentes do Grupo, ampliado para o grupo de média liderança, em 2020, e depois para não líderes via autoinscrição, em 2021. O Programa já capacitou mais de 1200 colaboradoras, sendo que mais de 29% delas foram promovidas.
As participantes adquiriram habilidades e conhecimentos que auxiliam nos próximos desafios de suas carreiras, como o aumento da visão crítica e do empoderamento feminino, maior grau de consciência e percepção dos vieses inconscientes, valorização da sororidade, maior ambição de crescimento profissional planejada e um maior senso da responsabilidade em aprender e fazer diferente.
O Programa engloba ainda outras importantes atividades, como o Grupo de Sororidade das Diretoras, que há mais de três anos atua com o apoio de uma consultoria externa, como influenciadoras e mentoras para as demais mulheres da organização; o Programa Empodera, iniciativa voltada para mulheres líderes e não líderes que tem como intuito nivelar o conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício da liderança e estimular o empoderamento feminino; o Programa de Desenvolvimento de Mulheres – Ambição, com foco nas mulheres não líderes que concluíram, em anos anteriores, a formação do Programa Empodera, para seguir com o autodesenvolvimento para a jornada profissional, equidade de gêneros e ambição em assumir posições de liderança; e o Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina – Sororidade que visa ampliar o olhar e atuação da liderança feminina já treinada em cursos anteriores a respeito da sororidade, contribuindo para disseminar a empatia, colaboração e respeito; e Mulheres – Proximidade em Ação, cuja ideia é empoderar e engajar as mulheres de Proximidade – gestoras das lojas Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Fresh – para aderirem aos programas do GPA, por meio de um encontro presencial, trazendo temas voltados à sororidade.
” Eu conheci o Programa quando ele era direcionado para a liderança até então, e quando surgiu a oportunidade de fazer pela média liderança eu me inscrevi e foi transformador. Eu tive muito conhecimento, pude ampliar e mudar meu mindset da força que a mulher tem, do poder que tem dentro de nós e, além disso, da nossa rede de apoio. São histórias que se conectam, que são muito parecidas e que mostram que a gente consegue vencer os desafios desde que estejamos prontas e acreditemos na nossa força interior”.
Rosana Barros, Secretária Executiva da área de Digital, Manutenção e Segurança
Valorizamos a interseccionalidade dos temas de diversidade e o Programa de Desenvolvimento para Mulheres Negras é um exemplo dessa atuação. O projeto teve como missão avançar na equidade racial e de gêneros, fomentando a participação ativa das mulheres negras na construção de uma jornada sustentável e próspera, no trabalho e na vida. Ele contou com a participação de 68 mulheres negras e contabilizou 12 horas de capacitação em 10 encontros.
“A primeira vez que eu tive reunião no GPA, eu me posicionei e ninguém me questionou. Foi um diferencial que me fez acreditar que eu vim para a empresa certa. Eu participei do Programa de Desenvolvimento para Mulheres Negras. Foi um curso super bacana, tivemos várias dicas legais, realmente para o desenvolvimento da mulher. A gente sabe que nós somos poucas, as mulheres no comando, no cargo de diretoria, e esse curso trouxe muito aprendizado para gente. Eu vejo uma Fabiana mais centrada, que as pessoas ouvem e aceitam a opinião e a diversidade. Eu tenho muito futuro pela frente, uma porque eu estou agarrando as oportunidades com as duas mãos e porque a empresa dá oportunidade”
Fabiana da Silva Inocêncio, Coordenadora de Operações E-commerce Express e participante dos programas de treinamento para Negros e Negras e para Mulheres Negras.
Para incentivar a temática dentro da Corporação, contamos ainda com o Grupo de Afinidade GPA pela Equidade de Gêneros. Lançado em 2021, o grupo estimula iniciativas para atrair, reter e desenvolver talentos, além de promover a conscientização dos(as) colaboradores(as) e da sociedade em relação ao tema.
Um dos destaques da liderança feminina é o formato de Proximidade, em que mais de 50% dos cargos de líderes das lojas são ocupados por mulheres. Nesse modelo de loja, que tem em média 300 m² e 15 colaboradores(as), já são 55% de mulheres em cargos de liderança, atuando diretamente como gestoras das unidades, um índice acima da média da Companhia.
Com a expansão de lojas prevista até 2024, esperamos abrir por volta de 3,5 mil vagas de emprego nos próximos dois anos para atuar diretamente nessas unidades, especialmente no Minuto Pão de Açúcar, que é o foco da nossa expansão. O processo seletivo para a contratação da liderança para essas lojas tem priorizado mulheres, uma prática que o GPA já tem em seus processos e é garantida em políticas internas de atratividade e seleção, que é estabelecer que pelo menos uma mulher esteja na short list para novas vagas e promoções, garantindo igualdade de oportunidades.
“O comprometimento com a diversidade e especialmente com a promoção e desenvolvimento dos nossos talentos femininos é algo intrínseco à formação da cultura do GPA. Unir isso com a nossa estratégia de negócio, atuando diretamente onde o varejo acontece, que é na operação das lojas, faz todo sentido. Somente este ano, serão por volta de 100 novas lojas de Proximidade e, conectando nossa visão de negócio com a diversidade, entendemos que essa é uma oportunidade única de trazer cada vez mais mulheres para a frente da operação, gerindo pessoas e fazendo parte direta dos resultados da Companhia”, afirma Mirella Gomiero, Diretora Executiva de RH e Sustentabilidade do GPA.
Somos signatários de diferentes pactos voltados para a equidade de gêneros: Aliança sem Estereótipo (ONU Mulheres), Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, Coalizão Empresarial pelo fim da violência contra mulheres e meninas, Movimento Mulher 360 e Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs).
Continuamos com o apoio a “Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”, liderada pelo Instituto Avon em uma campanha pelo fim da violência doméstica com banners disponibilizados em nossos Apps Pão de Açúcar e Clube Extra e conteúdos de apoio disponibilizados na plataforma da Universidade do Varejo GPA, nossa universidade corporativa, que desde a publicação teve mais de 700 acessos, sendo 51% realizado por mulheres, além de ativar a campanha dos 21 dias de ativismo com a ação #VozdeUmaVozdeTodas, convidando mulheres a pensar sobre a potência de sua voz e como elas podem ser ouvidas e credibilizadas.
Nossa atuação na pauta de equidade de gêneros foi reconhecida com a seleção, pelo segundo ano consecutivo, para compor o índice Bloomberg Gender-Equality. Em 2022 e 2023 integramos o Índice que acompanha o desempenho de empresas de capital aberto comprometidas com a transparência às práticas e políticas relacionadas a gênero em todo o mundo. Ele mede a igualdade de gênero em cinco pilares: liderança feminina e trilha de carreira dos talentos, igualdade de salários e paridade de remuneração entre gêneros, cultura inclusiva, políticas antiassédio sexual e marca externa.