loader image
25.07.23 às 20:42

GPA: Programa Qualidade desde a Origem valoriza o produtor rural

Programa tem como objetivo garantir e incentivar as boas práticas agrícolas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O GPA valoriza os(as) produtores(as) rurais que trabalham para levar os produtos in natura com qualidade para os(as) milhões de clientes que frequentam as lojas ou compram pelos sites e aplicativos todos os dias.

A Companhia está comprometida em oferecer produtos que contribuam para um consumo mais consciente, conhecendo todos os elos da cadeia para identificar e minimizar eventuais riscos. O GPA quer ter a certeza de que a comida que coloca na mesa dos(as) consumidores(as) passou por etapas seguras e sustentáveis de produção.

Desde 2008, o GPA conta com o Programa Qualidade Desde a Origem, conhecido como QDO. Ele é pioneiro no varejo brasileiro em qualidade, preservação do meio ambiente, rastreabilidade e desenvolvimento da cadeia produtiva. O programa tem como objetivo garantir e incentivar as boas práticas agrícolas, promover o mais alto padrão de qualidade e atender aos requisitos legais de qualidade e segurança de alimentos.

Além das frutas, verduras e legumes, os pilares do QDO também se aplicam aos ovos, carne bovina, suína e de frango, por meio da rastreabilidade, sustentabilidade, auditorias e certificações, inspeção de qualidade no recebimento, nível de serviço e eficiência operacional, e análise de resíduos de agrotóxicos. Cada pilar recebe uma pontuação de 0 a 100, seguindo os critérios internos do Programa. A nota final é a média de todas as pontuações, classificando o(a) fornecedor(a) em uma posição no ranking. Dessa forma, priorizamos a compra de produtos daqueles(as) com melhor desempenho, selecionando os(as) melhores fornecedores(as).

Os processos são garantidos por meio de inspeções de qualidade nas centrais de distribuição, auditorias de qualidade, social e bem-estar animal, análises laboratoriais, mapeamento de dados e notas fiscais para rastreamento e identificação de origem, além de geomonitoramento espacial que verifica em tempo real se houve desmatamento ou invasão de terras indígenas e quilombolas para a criação de gado.

Nas Centrais de Distribuição (CDs), há equipes de Qualidade que são responsáveis por garantir e certificar que apenas produtos que atendam aos padrões do GPA sejam aprovados. São realizadas inspeções diárias nos depósitos, analisando as condições dos produtos durante o recebimento, armazenagem, expedição e transporte, para assegurar um controle adequado e garantir que os alimentos não ofereçam nenhum risco aos(às) nossos(as) consumidores(as). Já as equipes de Segurança Alimentar estão presentes em todas as lojas por todo o Brasil, trabalhando para garantir que os padrões de qualidade e as leis sejam cumpridos. Diversos aspectos são analisados, como temperatura ideal para os produtos, métodos de exposição, controle de pragas, infraestrutura da loja, prazos de validade, boas práticas, treinamentos e todas as medidas necessárias para manter os alimentos saudáveis, frescos e de alta qualidade.

Os(as) melhores fornecedores(as) estão no QDO. O Programa contribui para o desenvolvimento deles(as) que podem conhecer e aplicar as melhores práticas de cultivo, abastecimento e rastreabilidade. “Somos fornecedores do GPA há mais de 14 anos e estamos no QDO desde 2010. E tivemos só melhorias, com toda a documentação de como o produto saiu da fazenda e chegou às lojas do GPA. Conseguimos hoje ter controle total dos processos e a empresa é muito mais organizada. Com certeza, um dos motivos foi a implementação do QDO”, destaca Junior Lucato, Diretor Comercial da Citrícola Lucato.

A parceria entre a Companhia e os(as) produtores(as) é fundamental para proporcionar aos(as) consumidores(as) produtos de qualidade, frescos e saudáveis. “A Brasnica tem orgulho de ser parceira do GPA com a banana orgânica, uma parceria que ajudou a nos tornarmos a maior produtora dessa fruta no Brasil! Temos a consciência de que podemos produzir com sustentabilidade e responsabilidade, colaborando com o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas. É a Brasnica e o GPA levando para os(as) clientes sempre o melhor para suas vidas!”, ressalta Jun Yamada, Diretor do grupo Brasnica.

Conheça mais sobre o Programa e as histórias de sucesso em:

https://www.gpabr.com/pt/qualidade-desde-a-origem/

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também