loader image
19.02.15 às 22:00

Hotsite reúne informações sobre efeitos da crise hídrica na agricultura brasileira

O ambiente virtual mostra uma gestão racional da água nas suas propriedades

Crédito: Divulgação. Foto: siteembrapaagua

Comentário Akatu: Inovações tecnológicas e políticas públicas podem ser ferramentas efetivas para a transição para uma sociedade mais sustentável, como mostra a reportagem abaixo. Mas é importante lembrar que é preciso também inovar nos padrões de produção e de consumo para que seja possível alcançar o bem-estar desejado pela sociedade com um uso muito menor de recursos naturais, como a água. Necessitamos, ao mesmo tempo, de uma produção mais responsável e de um consumo mais consciente.

Foi lançado neste mês o hotsite Água na Agricultura com as principais informações sobre os efeitos da crise hídrica na agricultura brasileira, mostrando como técnicos e produtores rurais poderão fazer uma gestão mais racional da água nas suas propriedades. O trabalho é resultado da reunião de esforços de órgãos vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Ministério do Meio Ambiente, com coordenação da Embrapa.

O ambiente digital contém soluções tecnológicas para os agricultores, informações especializadas de diversos tipos para técnicos e gestores públicos e permite atualização permanente. As soluções tecnológicas mostram como usar a água de maneira correta na produção vegetal e na criação de animais, desenvolvidas ou adaptadas para vários biomas diferentes. Muitas dessas tecnologias já estão amplamente sendo adotadas no campo, outras começam a despertar a atenção de produtores rurais.

Um dos destaques do hotsite é o “Observatório da Safra 2014/2015”. A seção traz informações atualizadas, com análise dos impactos atuais e potenciais da crise hídrica sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos no Brasil. O Observatório contém, por exemplo, boletins agroclimatológicos, prognóstico da disponibilidade hídrica e dados para a safra, entre outros temas que ajudarão o agricultor a planejar suas ações.

A página contém ainda publicações, vídeos, links, notícias e informações sobre projetos de pesquisa em andamento que buscam maneiras inovadoras para captar e armazenar água da chuva. São informações públicas geradas pela ANA, pela Conab, pela Embrapa e pelo INMET na forma de publicações, vídeos e notícias.

Clique aqui e acesse o hotsite Água na Agricultura.

Leia mais:

Quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada

Desmatamento eleva em 100 vezes o custo do tratamento da água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também