loader image
16.09.15 às 17:19

Inscrições ao prêmio SDSN Amazônia são prorrogadas até 30 de setembro

A iniciativa visa identificar e reconhecer as melhores soluções para questões socioambientais da Amazônia

As inscrições ao prêmio SDSN Amazônia foram prorrogadas até 30 de setembro. Lançada na COP20, em dezembro passado, em Lima, no Peru, a iniciativa da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN Amazônia), integrante do projeto global da Organização das Nações Unidas (ONU), visa identificar e reconhecer as melhores soluções para questões socioambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Poderão participar as ações realizadas e implementadas por organizações privadas, públicas, acadêmicas e do terceiro setor da Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

O Prêmio SDSN-Amazônia está organizado em cinco categorias: Educação, Mineração, Gestão de Áreas Protegidas, Gestão de Terras Indígenas e Infraestrutura. Uma comissão de especialistas nos temas envolvidos julgará os projetos inscritos e indicará dez finalistas e três vencedores em cada categoria, a partir dos critérios de avaliação: clareza, apresentação e profundidade do conteúdo do projeto; adequação do projeto à categoria temática proposta; potencial de replicabilidade do projeto; relevância do projeto para especificidades da Amazônia; originalidade e inovação da iniciativa; formação de redes e parcerias intersetoriais; uso de metodologias participativas; e visão de futuro do projeto.

Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores terão suas experiências divulgadas na Plataforma SDSN-Amazônia como exemplos de soluções para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão sendo definidos pela ONU para vigorarem entre 2015 e 2030. Além disso, serão estimulados, por um ano, a participarem de eventos que disseminem sua solução.

O Prêmio SDSN-Amazônia é realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) por meio da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia em parceria com o Fundo Nacional de Defesa dos Direitos das Crianças (Unicef), Centro Rio+, Vale e Instituto Carmargo Correa. A iniciativa ainda conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

As inscrições devem ser feitas até 30 de setembro de 2015 pelo e-mail premio@sdsn-amazonia.org. Mais informações pelo site www.fas-amazonas.org.

Leia mais:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: responsabilidade de todos

Relatório alerta para ameaça sobre rios da Amazônia

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também