loader image
22.10.15 às 12:05

Akatu apresenta pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida”

Estudo mostra que há mais adesão a práticas sustentáveis quando há coesão no grupo, como na família e na escola

O Instituto Akatu apresenta na próxima segunda-feira (26/10), às 14h30, no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, a pesquisa: “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida – Gatilhos e Barreiras para a Adoção de Práticas Sustentáveis”.

A necessidade de mudar o jeito de viver para garantir o suficiente, para todos, para sempre define o maior desafio da atuação do Instituto Akatu: em parceria com outros atores da sociedade, promover a mudança de comportamento das pessoas, com escala e velocidade, para que adotem estilos sustentáveis de vida.

Mas o que acelera essa mudança? E o que a dificulta? Estas perguntas nortearam a realização desta pesquisa e serão debatidas durante o encontro. O objetivo da investigação qualitativa foi desvendar os gatilhos e as barreiras das mudanças de comportamento na direção de práticas sustentáveis. Para isso, foram investigadas as práticas cotidianas dos consumidores na compra e uso de produtos em quatro temas: alimentação, roupas, higiene e cuidados pessoais e limpeza da casa. Adicionalmente, hábitos no uso de água e energia e trato de resíduos foram mapeados transversalmente.

A pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida” é de natureza qualitativa. Aliou técnicas combinadas de grupos focais e de laboratório criativo (discurso público) com entrevistas em profundidade no domicílio (discurso privado) na cidade de São Paulo. A composição da amostragem foi mista por gênero e perfil demográfico, englobou pessoas das classes A, B e C, acima de 15 anos, participantes ou responsáveis pelas decisões de compra para a casa, envolvendo 50% de “Engajados” e 50% de “Desligados” selecionados segundo o critério de adoção ou não de práticas sustentáveis nos temas: alimentação; consumo de água, energia elétrica e gás; geração e destinação de resíduos em casa e uso de combustível nos veículos da família.

A pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida – Gatilhos e Barreiras para a Adoção de Práticas Sustentáveis” do Instituto Akatu foi patrocinada pelo Grupo Malwee, Natura, Nestlé e Unilever.

Apresentação da pesquisa Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida
Data: 26/10/2015
Horário: das 14h30 às 16h
Local: Ministério do Meio Ambiente. Auditório Ipê Amarelo. Esplanada dos Ministérios, Bloco B, térreo.
Inscrições gratuitas pelo e-mail: gicelia.santos.terceirizada@mma.gov.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também