O Instituto Akatu e a Virada Sustentável promovem, em parceria com o Instituto 5 Elementos e a Reconectta, a premiação dos vencedores da segunda edição do prêmio “Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo”. O desafio tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram 79 projetos inscritos, de escolas da rede pública e particular da grande São Paulo, o que representa um crescimento de 80% das inscrições em comparação à primeira edição realizada em 2017.
Em apenas duas edições, o Desafio 2030 já demonstra excelentes resultados, principalmente ao dobrar o número de escolas participantes – ano passado foram 27 e, este ano, 58. A soma de 42,8 mil alunos envolvidos é quase três vezes o número de alunos do ano passado (16,4 mil). A participação de escolas pública cresceu 264%, saindo de 11 projetos inscritos para 40, este ano.
O anúncio dos vencedores será realizado em cerimônia aberta ao público que ocorrerá no dia 23 de agosto de 2018, durante a programação da Virada Sustentável, no UNIBES Cultural, em São Paulo, em conjunto com a entrega do Prêmio Abraps 2018. As escolas premiadas receberão um troféu e o reconhecimento público pela sua contribuição junto aos temas dos 17 ODS, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.
Clique na imagem abaixo para conhecer os finalistas deste ano:
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Ocorre entre os dias 23 e 26 de agosto, na cidade de São Paulo, e conta com uma programação repleta de atividades sobre educação para a sustentabilidade e o consumo consciente. Este ano, o evento já contou com outras duas edições, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
O movimento envolve a articulação e a participação de organizações, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão inspiradora sobre sustentabilidade, suas diversas áreas e possibilidades para a população.
A pauta principal da Virada Sustentável São Paulo é trabalhar em cima dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. Nesse sentido, o evento conta com painéis de discussão, espetáculos, premiações, exposições, exibição de filmes, atividades educacionais, entre outros, com base no tema.
Cerimônia de Premiação – Desafio 2030
Data: Quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Horário: 18h30
Local: UNIBES Cultural – Teatro
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo
Entrada gratuita
Confira a programação completa: https://www.viradasustentavel.org.br/