loader image
06.07.18 às 10:09

Instituto Akatu participa do High Level Political Forum da ONU, em Nova York

Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, fará duas apresentações na programação paralela ao HLPF, uma sobre lixo eletrônico, e outra sobre sustentabilidade de produtos.

Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, participará do High Level Political Forum on Sustainable Development – HLPF (Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, em tradução livre), promovido pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os dias 9 e 18 de julho. O evento – que reunirá representantes de 44 países – é o mecanismo central estabelecido pela Organização das Nações Unidas para acompanhar o avanço da Agenda 2030 de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este ano, o tema do fórum será “Transformação por meio de sociedades sustentáveis e resilientes”. Seis ODS centrais serão avaliados, entre eles o número 12: consumo e produção responsáveis, do qual o Akatu participará com duas apresentações. A primeira será no dia 9 de julho, no painel “Soluções de escala para o Objetivo 12: smartphones e Inteligência Competitiva Tecnológica (ICT)”, promovido pelas organizações Transform Together, Bioregional e ONU Environment, e também pelos Ministérios do Meio Ambiente da Finlândia e de Infraestrutura e Gestão de Recursos Hídricos da Holanda. O objetivo será apresentar soluções para tornar a produção e o consumo de celulares mais sustentáveis. Medidas identificadas poderão ser replicadas e ampliadas por empresas e governos. Helio Mattar falará sobre lixo eletrônico no Brasil e o caso de sucesso da Geração Ecotrônicos, uma Cooperativa de Reciclagem de Eletroeletrônicos de São Paulo.

A segunda participação do Akatu está programada para o dia 12 de julho, no painel “Políticas e Projetos de Consumo de Baixo Carbono”, organizado pela WWF. Helio Mattar falará sobre orientações para o fornecimento de informações de sustentabilidade de produtos. Ele também apresentará o projeto Olimpíadas sobre Mudanças Climáticas, do Edukatu, um projeto de educação do Instituto Akatu. O objetivo da ação é engajar jovens a entender e atuar sobre as mudanças climáticas e as emissões de gases de efeito estufa por meio de uma competição saudável entre escolas.

Veja mais detalhes sobre os painéis e a programação completa do HLPF na Plataforma sobre Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Imagem: Kaia Rose / Connect4Climate

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também