loader image
31.01.23 às 18:09

Itaú integra o índice de igualdade de gênero da Bloomberg de 2023

O GEI fornece uma visão sobre uma área de relatórios de dados ESG ainda pouco explorada

O Itaú Unibanco anunciou hoje sua inclusão no Bloomberg GenderEquality Index (GEI) 2023, que reúne 485 companhias globais. Trata-se de um índice feito para medir o desempenho de empresas de capital aberto e negociadas em bolsa de valores – independentemente de seu valor de mercado e setor – que se dedicam em reportar dados relacionados a gênero. Este índice de referência mede a igualdade de gênero em cinco pilares: liderança & pipeline de talentos, igualdade salarial & paridade salarial entre gêneros, cultura inclusiva, políticas anti-assédio sexual e marca externa.

O GEI 2023 abrange empresas de 45 países e regiões, incluindo, pela primeira vez, companhias com sede no Equador, Kuwait e Luxemburgo. As empresas membros representam uma variedade de setores, incluindo financeiro, tecnologia e serviços públicos, que continuam a ter a maior representação de empresas no índice desde 2022.

“Em 2022, divulgamos nossos Objetivos de Diversidade, que expressam um compromisso do banco com a diversidade e equidade de gênero na organização. Sermos reconhecidos mais um ano por esse importante índice demonstra que estamos no caminho certo para a construção de um mercado financeiro mais plural” disse Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

“Parabéns às empresas incluídas no GEI de 2023”, disse Peter T. Grauer, chairman da Bloomberg e presidente fundador do US 30% Club. “Continuamos vendo um aumento no interesse e no número de membros globalmente, refletindo uma meta compartilhada de transparência nas métricas relacionadas a gênero.”

O Itaú Unibanco se inscreveu em uma pesquisa social criada pela Bloomberg em colaboração com especialistas no assunto em todo o mundo. Os incluídos no índice deste ano tiveram pontuação igual ou superior ao limite global estabelecido pela Bloomberg para refletir a divulgação ou já adotam as melhores práticas da categoria.

“Fazemos parte deste índice de equidade de gênero desde 2017 e, a cada ano, buscamos incorporar as demandas de sua metodologia em nossas práticas de gestão. Fazer parte do GEI é mais que um reconhecimento. Trata-se de um trabalho constante de evolução na busca por equidade para que homens e mulheres tenham iguais oportunidades de desenvolvimento e de carreira no banco.” Renato Lulia Jacob, Diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Itaú Unibanco.

Tanto o questionário quanto o GEI são voluntários e não têm custos associados. A Bloomberg coletou esses dados apenas para fins de referência. O índice não é classificado, ou seja, não há um ranking entre as empresas participantes. Embora todas as empresas de capital aberto sejam incentivadas a divulgar dados complementares de gênero para o perfil de investimento de sua empresa no Terminal Bloomberg, aquelas com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão são elegíveis para inclusão no Índice.

Para obter mais informações sobre o GEI e como enviar informações para o índice do próximo ano, visite: https://www.bloomberg.com/gei. Os clientes da Bloomberg podem acessar o GEI em {BGEI Index DES }. Para obter mais informações sobre as soluções financeiras sustentáveis da Bloomberg, incluindo o GEI, visite: https://www.bloomberg.com/professional/sustainable-finance/

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também