loader image
05.06.17 às 10:30

JC Debate: Dia Mundial do Meio Ambiente e os plásticos

O programa convidou Renata A Soares, diretora executiva do Instituto Akatu, e Leandra Gonçalves, bióloga da Fundação SOS Mata Atlântica

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o JC Debate, da TV Cultura, debateu a poluição causada pelo plástico. O programa convidou Renata A Soares, diretora executiva do Instituto Akatu, e Leandra Gonçalves, bióloga da Fundação SOS Mata Atlântica, que trouxeram muitas ideias e sugestões para diminuir a grande quantidade de resíduos plásticos descartados diariamente.

Renata Soares falou sobre a importância de utilizar sacolas retornáveis ao invés das sacolinhas tradicionais de supermercados. “Cada compra que eu faço com as sacolas mais resistentes, posso economizar até 8 sacolinhas descartáveis. Além disso, economizo energia elétrica, água, mão de obra e outras matérias-primas que são usadas para a produção das sacolas. Ao longo do ciclo de vida desse produto, há todo um desperdício”, explica Renata. Por isso, é importante reduzir o consumo, reutilizar e reciclar o plástico, não só das sacolinhas.

A entrevista também reforça que esses plásticos descartados de forma errada podem entupir encanamentos, bueiros, e causam enchentes ou ainda chegam aos rios, mares e oceanos causando mais poluição. O programa aproveitou ainda o gancho para falar sobre a campanha Mares Limpos lançada pela ONU Meio Ambiente, que prevê durante cinco anos ações para conter a maré de plásticos que invade os oceanos. Cada um de nós, incluindo os governos e as empresas, pode contribuir para reduzir a quantidade de plásticos que são descartados diariamente.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também