loader image
03.07.23 às 20:49

Klabin avança no manejo sustentável de áreas florestais em SC

Área florestal superou 141 mil hectares, sendo 49% de matas conservadas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Presente em Santa Catarina há mais de 50 anos, a KLABIN segue empenhada em promover uma atuação ambientalmente responsável, que contribua para o desenvolvimento sustentável da região. Os resultados do empenho da Companhia podem ser conferidos no Resumo Público 2023 do Plano de Manejo Florestal da KLABIN no estado, já disponível à sociedade no link.

O documento traz dados evolutivos da gestão florestal adotada pela empresa, assim como das ações de educação ambiental implementadas pela empresa. De acordo com o material, a base florestal da KLABIN alcançou 141 mil hectares, distribuídos em 44 municípios, em Santa Catarina, nas regiões Oeste, Meio Oeste, Serra Catarinense, Norte e Alto Vale, além de Nordeste, Centro Nordeste e Leste do Rio Grande do Sul. A Companhia possui, ainda, florestas no Paraná e em São Paulo, com informações disponíveis em documentos separados.

Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da KLABIN, explica que a empresa é pioneira mundial na adoção do manejo florestal em mosaico, com plantios de pínus e eucalipto entremeados às áreas de florestas nativas, preservando, assim, a biodiversidade local. “No escopo florestal de Santa Catarina, as áreas nativas da Companhia representam 49% da base florestal, um volume relevante e que reflete nosso engajamento com uma atuação ambientalmente responsável. Além disso, as florestas plantadas e nativas possuem forte contribuição na preservação do meio ambiente, tanto na proteção da biodiversidade, quanto na manutenção de mananciais”, afirma.

O bem-sucedido trabalho executado pela KLABIN a coloca entre as empresas com florestas mais produtivas no mundo, reforçando a crença da Companhia de que o manejo adequado da paisagem proporciona excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais. Vale ressaltar, ainda, que a empresa possui florestas certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council® FSC®), desde 2004, o que garante que o cultivo segue as melhores práticas socioambientais e econômicas.

Sob ótica da conservação ambiental, as florestas da KLABIN integram a Mata Atlântica, um dos mais importantes biomas brasileiros. Os levantamentos feitos pela Companhia em suas fazendas identificaram mais de 880 espécies da flora nativa, sendo que 90 espécies fazem parte de categorias críticas de ameaça de extinção (CR, EN e VU); e 534 espécies de fauna silvestre, entre anfíbios, aves, mamíferos, peixes, invertebrados e répteis, dos quais, 421 com status de conservação reconhecidos.

Formando futuras gerações

Além das ações de conservação, a KLABIN acredita que a conscientização ambiental é parte fundamental da manutenção da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável das comunidades. Dessa forma, a Companhia investe em programas que fomentam a educação ambiental, implementados em parceria com secretarias de ensino e instituições, a fim de contribuir para a formação de crianças e jovens ambientalmente responsáveis e, principalmente, capazes de multiplicar o conhecimento.

Entre as iniciativas da Companhia em Santa Catarina, vale destacar o Programa KLABIN Caiubi, que visa disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores e estudantes de diversas escolas da região do planalto serrano. Com mais de 35 edições de história, a ação já beneficiou 679 escolas e 1.710 professores, chegando a mais de 231 mil estudantes no estado.

A KLABIN promove, ainda, outros programas, como Matas Sociais, Matas Legais, KLABIN Semeando Educação, Programa Crescer, Programa de Fomento Florestal, Trilha Araucária, Programa de Certificação Florestal para Fornecedores de Madeira, além do apoio à gestão pública das prefeituras dos municípios onde está presente.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também