Desde o lançamento do programa nacional de logística reversa de cartões de plástico (de crédito e débito, de planos de saúde, entre outros) em junho de 2015, a Porto Seguro Cartões tem registrado um número cada vez maior de usuários adeptos à iniciativa. Em 2015, a companhia passou a distribuir em diversos pontos de São Paulo, e ainda nas sucursais da empresa em Campinas, Santos, Belo Horizonte e Florianópolis, máquinas Papa Cartão®. O equipamento inutiliza os cartões e os prepara para serem reciclados e transformados em novos produtos. O objetivo principal do projeto é conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem.
Durante os 8 meses de projeto, 99.755 mil cartões foram depositados nos 200 coletores ativos, totalizando mais de 428 mil kg de PVC, peso equivalente ao de 72 elefantes Africanos da Savana. No Brasil, ainda há mais de 85 milhões de cartões ativos, de acordo com dados do Banco Central. “Ainda temos muito material para coletar, e poucas pessoas sabem que o plástico é 100% reciclável e que transformá-lo em novos produtos gera benefícios sociais, econômicos e ambientais. Esta é uma excelente oportunidade de reaproveitamento desse material, uma vez que existem poucas iniciativas destinadas a isso” explica Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Cartões.
O material com que são feitos os cartões é 100% reciclável e, quando descartado incorretamente, leva mais de 400 anos para se decompor na natureza. Os cartões triturados nas máquinas Papa Cartão® da Porto Seguro são transformados em tubos de PVC, baldes, cadeiras, lixeiras, porta lápis, pranchetas, capa de bloquinho etc.
As máquinas Papa Cartão® podem ser encontradas em estações do metrô, shoppings e empresas parceiras localizadas na capital. Para descartar os cartões, basta colocar o cartão na fenda indicada e girar a manivela. O material coletado é destinado a empresas especializadas na criação de produtos a partir de materiais em PVC reciclado. Além de sustentável, a utilização das máquinas é uma garantia do sigilo dos dados e informações do cliente, uma vez que os plásticos são picotados. “Além da destinação correta, há uma preocupação das pessoas com a segurança das informações que constam nos cartões. Após utilizar o equipamento, o usuário confirma que o descarte do plástico é realizado de forma segura através da tampa transparente”, finaliza Loução.
Para mais informações sobre o funcionamento e localizações das máquinas, acesse: www.portoseguro.com.br/reciclagem.