loader image
30.06.22 às 11:04

Microsoft: desenvolvimento de plataforma que vai auxiliar implementação da agenda de adaptação à mudança climática

Serão construídos um mapa interativo e um PowerBI. Cerimônia acontece às 11h desta quinta-feira (30), em Brasília (DF)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assina nesta quinta-feira (30) um acordo de cooperação técnica com a Microsoft para o desenvolvimento de uma plataforma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima. A ferramenta será composta por um mapa interativo e um PowerBI. A cerimônia acontece às 11h, na sede do MDR, em Brasília (DF).

“A plataforma será importante para oferecer a possibilidade de planejarmos e desenvolvermos ações pautadas em informações que consideram o contexto atual de mudanças do clima, especialmente com a indicação das áreas de maior vulnerabilidade, contribuindo para a gestão e redução do risco climático no País, de forma a aproveitar as oportunidades emergentes e evitar perdas e danos. Também vai auxiliar a cumprirmos nossas diretrizes dentro do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima”, destaca o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz.

Para tanto, o MDR irá fornecer à companhia as informações e indicadores necessários para subsidiar a construção da plataforma, que será aberta ao público. Todos os dados a serem utilizados, como de sensibilidade ambiental, ocorrência de eventos climáticos intensos e de capacidade de resposta de desastres, são de domínio público.

Um plano de trabalho para a implementação do mapa interativo e do PowerBI será elaborado em até 60 dias a partir da publicação do acordo de cooperação técnica no Diário Oficial da União (DOU), em parceria entre o MDR e a Microsoft.

“Na Microsoft acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta fundamental para endereçar temas que são relevantes para a sociedade e o planeta. Este acordo de cooperação o MDR é um ótimo exemplo de como podemos utilizar a inteligência de dados e a tecnologia para apoiar na tomada de decisões e colaborar para a redução de riscos climáticos no Brasil”, afirma Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft Brasil.

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) (https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/climaozoniodesertificacao/plano-nacional-de-adaptacao) foi instituído em 2016 com o objetivo de promover a redução da vulnerabilidade nacional às alterações climáticas e realizar uma gestão do risco associada a esses fenômenos. O documento foi construído pelo Governo Federal em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais.

O MDR é responsável por cinco eixos integrantes do Plano: cidades – iluminação pública, cidades inteligentes, habitação e desenvolvimento regional; gestão de riscos e desastres naturais e prevenção; infraestrutura – mobilidade urbana; recursos hídricos – segurança hídrica e combate à desertificação; e agricultura – irrigação e Rotas de Integração Nacional.

A ferramenta também vai contribuir para o cumprimento do papel do MDR no âmbito da implementação da Política Nacional de Mudança do Clima (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12187.htm).

Sobre a Microsoft 

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 122 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também