Toda a cadeia produtiva foi avaliada para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera
A fabricante de cosméticos e produtos de higiene Natura diminuiu em 33,2% as emissões de CO2 na atmosfera, em relação a 2007, quando firmou o compromisso voluntário de reduzir um terço das emissões de gases de efeito estufa.
No chamado Programa Carbono neutro, a Natura analisou todos os processos da cadeia de valor para o cumprir o objetivo, desde o fornecimento das matérias primas até a disposição final das embaladas.
Para atingir a meta, a empresa teve diversas iniciativas como utilizar embalagens em menor quantidade e com menor impacto ambiental, como o PET reciclado e PE verde. Outra mudança foi a substituição do álcool convencional pelo orgânico.
Com a inauguração de novos centros de distribuição e incentivo de transporte via marítima, reduziu-se a emissão de gases de efeito estufa na entrega dos produtos aos consultores. Com a expansão da produção internacional, a empresa passou a contar com mais produção local e menos importações, o que reflete nas emissões de gases. Além disso, a frota de carros da força de vendas está limitada ao uso de etanol nos carros flex.
Houve também um esforço na redução de papel na revista e nas caixas para distribuição de produtos, o que contribui para uma melhor ocupação nos carros e caminhões.
As emissões que a Natura não consegue evitar são compensadas com a compra de créditos de carbono. A empresa apoia projetos que promovem a retirada de carbono da atmosfera, como iniciativas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas com floresta nativa.