Frascos de algumas marcas de perfume da empresa Natura agora são feitos com vidro reciclado pós-consumo. Os primeiros frascos contêm em média 20% de sua massa constituída por vidro reciclado pós-consumo.
Natura Humor, Kaiak clássico, Essencial masculino clássico e Natura Ekos Frescor foram as primeiras marcas de perfume escolhidas para usar as embalagens mais sustentáveis. A empresa pretende que material seja utilizado em frascos de outras marcas no futuro.
Segundo a Natura, a incorporação de vidro reciclado nas embalagens dos perfumes reduz a emissão de CO2 em 357 toneladas/ano, o equivalente à situação hipotética de um carro de passeio à gasolina dar 65 voltas em torno na terra (deslocamento por volta de 2,6 milhões de km). Além disso, na primeira etapa desta iniciativa foram utilizados aproximadamente 472 toneladas de vidro reciclado, o que evitaria o descarte de material equivalente a 1,365 milhão de garrafas (com peso de 0,345 kg cada).
O uso de material reciclado pós-consumo nas embalagens é uma das metas da nova Visão de Sustentabilidade da Natura. Até 2020, um dos desafios é utilizar, no mínimo, 10% de material reciclado pós-consumo na massa total das embalagens Natura no Brasil. Apenas com a introdução do vidro reciclado pós-consumo nos frascos das suas principias linhas de perfume, nesse primeiro momento, o número atingido pela empresa mais que dobra passando de 1,2% para 2,6%.