A Nestlé Brasil acaba de assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios. O documento foi assinado pelo CEO da Nestlé no Brasil, Marcelo Melchior.
Ao aderir aos WEPs, a Nestlé no Brasil assume um compromisso público de que irá trabalhar por meio de programas e ações para promover a igualdade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres no ambiente de trabalho, cadeia de valor e nas comunidades com as quais se relaciona.
Esse compromisso é firmado no ano em que a companhia completa 100 anos de atuação no Brasil e tem como objetivo acelerar a adoção de iniciativas conscientes que resultem em um impacto positivo para a empresa e para a sociedade.
“Uma cultura diversa e inclusiva é a base de nossa força e entendemos que o empoderamento das mulheres é um componente essencial da abordagem da Nestlé para sermos realmente um espelho do Brasil diverso e plural. Essa é uma jornada que intensificamos nos últimos anos, e acreditamos ainda que o equilíbrio de gênero na empresa é benéfico aos negócios e à sociedade. Queremos avançar ainda mais nessa agenda e, ao assinar os WEPs, assumimos um compromisso público com essa agenda, dando um passo importante para construirmos juntos a sociedade que queremos ver no futuro”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Sobre os WEPs
O empoderamento econômico das mulheres é uma das chaves para o desenvolvimento sustentável e para um mundo mais igualitário – e uma ação necessária para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pela ONU para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
Os WEPs contemplam sete passos que o setor empresarial pode seguir promover e delegar poder às mulheres: estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível; tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres por meio das cadeias de suprimentos e do marketing; promover a igualdade de gênero com iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Ao assinar os WEPs, a Nestlé soma-se ainda a uma rede global de companhias para a troca de experiências e boas práticas para equidade de gênero nos negócios.
Campanha interna
Neste período em que a igualdade de gênero está sendo discutida pela sociedade em razão da celebração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Nestlé promove uma importante iniciativa interna, a campanha “Força da Moça” (nome escolhido pelos próprios colaboradores da companhia em alusão a uma de suas marcas mais icônicas, o Leite Moça), que tem como objetivo de engajar colaboradoras e colaboradores com o tema. A campanha contempla a realização de um fórum para apresentar a parceria com a ONU Mulheres, dar visibilidade às ações de equidade de gênero da companhia e reforçar o compromisso com o desenvolvimento profissional das colaboradoras. Durante a primeira semana de março, a companhia vai promover debates e lançar iniciativas em várias frentes.
“O equilíbrio de gênero é um componente essencial na estratégia de diversidade e inclusão da Nestlé. Tendo isso em vista, temos buscado cada vez mais implementar medidas que resultem nessa equivalência, como a adesão ao Movimento Mulher 360, que tem objetivo de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, o anúncio global Plano de Aceleração do Equilíbrio de Gênero, que visa centrar esforços para aumentar o número de mulheres em cargos executivos seniores até 2022, entre outras ações. E prova de que estamos no caminho certo é o reconhecimento tivemos ao sermos incluídos na edição de 2019 do Bloomberg Gender-Equality Index, que afere o compromisso corporativo de transparência no que se refere à igualdade de gêneros dentro da companhia”, destaca Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé.
Sobre a Nestlé
A Nestlé completa 100 anos no Brasil em 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.