loader image
11.03.20 às 11:20

Nestlé Brasil investe mais de R$ 15 milhões em portfólio plant based

O desenvolvimento de produtos à base de plantas é estratégico para a companhia, que lança o Ninho Forti+ com origem 100% vegetal.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Os consumidores estão cada vez mais atentos a alimentos de origem vegetal e, em linha com essa nova demanda, a Nestlé vem investindo de forma consistente em produtos plant-based globalmente. No Brasil, entre 2017 e 2019, foram mais de R$ 15 milhões em portfólio à base vegetal, entre amêndoa, aveia, ervilha e arroz.

Os alimentos plant-based constituem parte da alimentação vegana e vegetariana, mas também atendem aos flexitarianos, ou seja, pessoas que seguem uma mudança de comportamento para reduzir o consumo de itens de origem animal, além daqueles que buscam adotar hábitos alimentares e estilos de vida diversificados.

De acordo com pesquisa Ibope (2018) cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, o que significa algo em torno de 29,2 milhões de pessoas, considerando a base do IBGE. Ainda de acordo com o Ibope, a população vegetariana cresceu 75% nas regiões metropolitanas em relação a mesma pesquisa realizada em 2012. É um mercado em plena ascensão: a oferta de produtos veganos, por exemplo, cresceu 677% no Brasil entre 2014 e 2018, de acordo com dados da Mintel. Nesse contexto, uma das principais tendências são as bebidas vegetais, cuja penetração de mercado vem crescendo de forma expressiva. O mercado de bebidas vegetais cresceu 76% de 2018 para 2019 globalmente, de acordo com dados Nielsen.

A mais recente novidade da Nestlé nesse sentido é NINHO Forti+ Vegetal, alimento à base de ervilha e aveia pronto para beber, nos sabores morango & banana e maçã & banana, em caixinhas de 200 ml (e com canudinhos de papel). NINHO Forti+Vegetal foi especialmente formulado para atender famílias que priorizam alimentos à base vegetal. O produto é naturalmente sem lactose e é rico em fibras, cálcio, vitaminas A e B12, ferro, além de ter 4,9g de proteína por unidade. Globalmente, é o primeiro alimento de origem vegetal da Nestlé desenvolvido para o público infantil, o que demonstra a força da marca no mercado brasileiro. NINHO está presente em um a cada três lares no país e é a marca na qual as mães mais confiam para a nutrição de seus filhos (pesquisa Ibope 2019).

Em junho deste ano a Nestlé adquiriu globalmente parte da operação da Terrafertil, líder em produtos naturais e plant-based na América Latina – e lançou no Brasil um portfólio com a marca Nature’s Heart, entre mix de nuts e frutas, superfoods (alimentos que oferecem benefícios para saúde), e seis opções de bebidas vegetais: Amêndoa; Arroz; Aveia; Coco e arroz; Castanha de caju (todas sem adição de açúcares); e Cacau e Arroz. Todas as variedades foram adaptadas para atender às preferências do consumidor brasileiro e o sabor de castanha de caju foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil.

Nesfit

Em outra frente, a Nestlé lançou em 2018 dois novos sabores da linha NESFIT, as versões Aveia e Cacau Integral, que se somaram aos já tradicionais NESFIT Arroz Integral e NESFIT Aveia Integral, no mercado desde 2015. As bebidas vegetais NESFIT são as únicas feitas com cereal 100% integral e são ricas em fibras. Outro diferencial é que os sabores arroz integral e aveia Integral não possuem açúcar adicionado, nem adoçantes – graças aos açúcares naturalmente presentes no cereal integral.

Chocolates

Entre as mais recentes inovações da Nestlé na categoria está a linha Essentia, de chocolates 100% orgânicos e livre de alergênicos. Feita com apenas dois ingredientes – cacau orgânico (massa e manteiga de cacau) e açúcar orgânico, vem em duas diferentes versões, com 55% e 70% de cacau. Já a Garoto lançou seu primeiro produto orgânico em 2018 e que integra os investimentos da Nestlé em itens produzidos à base de plantas. Batizada de Terruá, a linha é uma edição limitada de Talento em quatro sabores, Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu. Elaborados com cacau orgânico e 100% originário da mata atlântica, que varia de 38% a 70% de cacau, as quatro versões de Talento Terruá não contêm glúten e nem lactose, e mesclam o sabor marcante do fruto produzido no sul da Bahia com ingredientes de alta qualidade, cuidadosamente selecionados.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também