loader image
05.10.22 às 19:21

Nestlé conquista prêmio Top de Sustentabilidade 2022

Empresa é reconhecida pelas práticas regenerativas com ações que abrangem as cadeias produtivas
Ação de Apoiador

A Nestlé recebeu nesta segunda-feira (19) o Prêmio Top de Sustentabilidade by Russell Bedford como reconhecimento da sua jornada de regeneração e compromissos relacionados ao tema. Entre as frentes que englobam as práticas regenerativas da companhia há um olhar direcionado para toda a cadeia de valor, começando nas fazendas, passando pela circularidade das embalagens antes e pós consumo, até chegar em ações que estimulam o descarte correto e o apoio à cadeia da reciclagem.

“Estamos em uma jornada para promover o avanço da transição para sistemas alimentares regenerativos em escala. Como parte dessa jornada, assumimos compromissos para impulsionar a agricultura regenerativa e a circularidade, com foco em gerar impacto positivo por meio das nossas principais cadeias fornecedoras (café, cacau e leite) e reduzir e/ou eliminar o desperdício na produção das nossas embalagens. O reconhecimento do prêmio Top de Sustentabilidade 2022 demonstra que estamos no caminho certo e fortalece nossos esforços para um futuro mais saudável e regenerativo”, afirma Cristiani Vieira, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Nestlé Brasil. 

Entre os compromissos da companhia estão: até 2025 obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas e reciclar o equivalente a todo plástico colocado no mercado brasileiro anualmente. Hoje, 97% das embalagens da Nestlé são desenhadas para serem recicladas e/ou reutilizadas. A meta é chegar em 100% nos próximos três anos.

Jornada de regeneração 

A jornada de regeneração da Nestlé está focada em apoiar e acelerar a transição para sistemas alimentares regenerativos, acreditando no poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos hoje e para as próximas gerações. Deste modo, a companhia usa sua escala global, recursos e experiência para contribuir para um futuro mais saudável e regenerativo para as pessoas e o planeta.       

Dentro dessa jornada, a Nestlé Brasil possui 100% da energia elétrica renovável desde 2017; por meio da agricultura, impacta diretamente milhares de produtores e implementa práticas de agricultura regenerativa para reduzir as emissões de CO2, ampliando qualidade e inovação no campo. No Brasil, KITKAT® foi a primeira marca a utilizar cacau 100% sustentável por meio do Nestlé Cocoa Plan, maior programa de cacau sustentável do Brasil. Hoje, os chocolates Alpino, Talento, Prestígio, Baton e Chocolate em pó 2 Frades também são produzidos com cacau sustentável. 

Maior produtora de café sustentável do Brasil, a Nestlé também possui o maior programa de sustentabilidade em cafés no mundo chamado Cultivado com Respeito, que foca em uma produção de café que respeita o meio ambiente e quem produz e toma o café. Além disso, 100% das fazendas de Nescafé Origens do Brasil possuem práticas regenerativas. Já na cadeia do leite, em parceria com a Embrapa, a companhia investe em transformar fazendas leiteiras em propriedades net zero. Hoje, já são oito fazendas que estão no caminho para a neutralidade de emissões de carbono. 

Para a Nestlé, regenerar também é incentivar a cadeia de reciclagem. Apenas este ano, a Nestlé investiu R$8 milhões em projetos de circularidade de embalagens e, hoje, 97% de suas embalagens são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas. 

Sobre o prêmio

Organizado pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), o prêmio Top de Sustentabilidade tem como novidade, a partir da edição de 2022, a parceria com a auditoria britânica Russell Bedford. Instituído desde 2011, a organização levanta as ações sustentáveis das empresas e as reconhecem a partir de uma análise de equipe focada no prêmio. O Top de Sustentabilidade resultou da fusão de duas premiações relevantes – o Top Ambiental e o Top Social, ambos chancelados pelo IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, criado em 1996). 

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, uma fábrica em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também