Com o objetivo de ter 100% das embalagens recicláveis ou reutilizáveis, a Nestlé tem investido em inovação e parcerias para promover o aproveitamento de resíduos e a economia dos recursos naturais, além de apoiar a geração de renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis que dependem desse trabalho e são essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta.
E nessa jornada para aumentar o engajamento sobre a reciclagem e a renda desses trabalhadores, a Nestlé apoia mais de oito mil catadores e catadoras de materiais recicláveis em todo Brasil. Além de fazer parcerias importantes nessa frente, como com o Instituto Recicleiros e Reciclar pelo Brasil, a Nestlé também é considerada a maior recicladora de cápsulas do Brasil. Apenas a marca Dolce Gusto conta com a parceria de cerca de 120 cooperativas de reciclagem em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná e mais de 2.700 cooperados nesse processo.
Com foco na reciclagem de embalagens plásticas flexíveis, em 2021, a Nestlé realizou um projeto piloto em parceria com a startup Yattó, especializada em soluções de economia circular e logística reversa, e trabalhou com seis cooperativas nessa primeira etapa. No final do piloto, cinco toneladas de materiais flexíveis foram recicladas. Em 2022, novas empresas parceiras se juntaram ao projeto e 55 cooperativas localizadas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contribuíram para a reciclagem de 200 toneladas de embalagens plásticas flexíveis –o equivalente a 100 milhões de embalagens de chocolate coletadas, redução de mais de 300 mil kg de emissão de CO2 na atmosfera e economia de mais de 1 milhão de litros de água. Após a reciclagem, as embalagens plásticas flexíveis são utilizadas na fabricação de diversos objetos, como mesas, cadeiras, pisos, entre outros.
O ano de 2019 também representou um marco para o tema de reciclagem na Nestlé com o lançamento do Projeto RE, que tem como premissa RE.duzir, RE.criar e RE.pensar nos aspectos-chave das operações. Com o intuito de educar o público e apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, todas as embalagens que estão prontas para serem recicladas, recebem a comunicação do símbolo RE, garantindo o descarte com outros materiais recicláveis. No mesmo ano, a empresa lançou o EcoBot Nestlé, um chatbot gratuito no WhatsApp, no qual o público em geral pode tirar dúvidas sobre reciclagem de materiais ou mesmo saber onde estão localizados os pontos de coleta mais próximos. Por meio do número (11) 99714-0849 é possível ter acesso às informações.
“O Dia Mundial dos Catadores de Recicláveis é comemorado no dia 01 de março e nós da Nestlé valorizamos muito esses profissionais que todos os dias trabalham nas ruas de todo o país como responsáveis por dar uma destinação correta aos resíduos, além de serem exemplos de educação ambiental. Estamos atentos para, sempre que possível, ampliar a atuação das cooperativas porque além de significar aumento na renda dos catadores e catadoras cresce também o volume de resíduos que terão uma destinação correta. Todos saem ganhando, as pessoas, a sociedade e o meio ambiente”, afirma Cristiani Vieira, gerente de Sustentabilidade da Nestlé Brasil.
Sobre a?Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, uma fábrica em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.