Como parte da promoção “Renove Seus Sonhos”, que aconteceu entre janeiro e março de 2022, a Nestlé se comprometeu a realizar uma doação para iniciativas de reciclagem a cada cadastro realizado pelos consumidores no site da promoção. Com isso, a companhia vai realizar a doação de R$ 820 mil para instituições que atuam ativamente para apoiar e desenvolver a cadeia de coleta seletiva no Brasil.
O valor será distribuído entre três entidades parceiras da Nestlé: Yattó, que fez toda a logística da promoção ao treinar e conectar cooperativas em todo o País; Recicleiros Cidades, iniciativa que colabora com a estruturação de programas de coleta seletiva e reciclagem com inclusão de catadores em todo o país na recuperação de resíduos para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos; e a ONG Pimp My Carroça, idealizadora do aplicativo Cataki, que ajuda a conectar catadores e catadoras de material reciclável a pessoas que querem destinar corretamente seus resíduos.
A Yattó vai receber R$ 420 mil. Esse valor será destinado para apoiar o trabalho de 12 cooperativas em SP, beneficiando 456 catadores. As ações incluem a aquisição de EPIs para os cooperadores (como luvas, óculos, aventais, protetores de ouvido, uniformes, botas, cintas), além de equipamentos eletrônicos, como computadores, para as cooperativas, já que existe uma grande demanda por digitalização nessas instituições. Além disso, também serão adquiridos microondas, geladeira e fogão para oferecer melhores condições no local de trabalho, entre outras iniciativas de melhoria de infraestrutura.
O Pimp My Carroça vai receber R$ 100 mil, que serão destinados ao projeto Carroças do Futuro, uma iniciativa que melhora a qualidade do trabalho, aumenta a produtividade e amplia a renda dos catadores de materiais recicláveis beneficiados em até 150%, por meio do uso de veículos elétricos eficientes e zero emissão de gases. O objetivo é ampliar o uso desses veículos na atividade do Cataki, chegando a seis veículos em atividade no projeto piloto.
O projeto Recicleiros Cidades vai receber R$ 300 mil, que serão destinados a apoiar ações de capacitação e formação de cooperativas que participam da iniciativa, por meio da Academia Recicleiros do Catador, que prepara esses profissionais para atuarem na coleta com foco no desenvolvimento técnico e humano de catadores de materiais recicláveis. Em linhas gerais, visa preparar os catadores para a operação e gestão autônoma de seus empreendimentos de reciclagem, com o objetivo maior de promover o empoderamento, a transformação social e econômica dos catadores por meio da qualificação profissional.
Coleta de materiais recicláveis em PDVs
Ainda como parte das ações de sustentabilidade da promoção, a Nestlé também firmou parceria com a Yattó para realizar a coleta de materiais recicláveis em mais de 52 locais fixos e outros 600 pontos itinerantes distribuídos entre as lojas parceiras da companhia em 98 cidades. No total, foram coletadas mais de 3,4 toneladas de resíduos, entre plástico, papel/papelão, vidro, metal, cápsulas e outros.
A coleta foi realizada por 30 cooperativas de 13 estados e 31 cidades, que foram contratadas pela Nestlé e Yattó e remuneradas tanto pela venda dos materiais reciclados quanto pelo serviço de retirada, classificação e separação, gerando cerca de R$ 8 mil em renda. O impacto ambiental com essa ação também foi bastante expressivo, já que, com a destinação correta e reaproveitamento de materiais, a iniciativa contribui para evitar o uso de 27 mil litros de água e de 3,6 mil Kwh de energia elétrica, além da redução de 3,2 mil kg de emissões de CO2. Essa é uma iniciativa inserida no compromisso da Nestlé Brasil de, até 2025, reciclar o equivalente a 100% do plástico colocado no mercado.
Um dos pilares da atuação da Nestlé Brasil é a questão da circularidade, que inclui o apoio e desenvolvimento de parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis, criando valor e gerando impacto social positivo nessa cadeia. A ação se conecta diretamente com a jornada regenerativa rumo a um futuro melhor, com foco na proteção, renovação e restauração de nossos ecossistemas, comunidades e planeta.
“A promoção deste início de ano reforça o papel da Nestlé frente aos compromissos com a regeneração do nosso planeta e o cuidado com a natureza, assumidos no Brasil. Todos os anos, com as promoções corporativas, criamos oportunidades para ajudar o brasileiro a sonhar com novas conquistas no ano que se inicia. Em 2022, em especial, ainda estamos dando mais um passo em nossa jornada de apoio contínuo às cooperativas de reciclagem, além de ampliar o incentivo às iniciativas de circularidade e engajar o consumidor nesse amplo movimento pelos catadores que respondem por 90% da coleta seletiva no País”, conta Barbara Sapunar, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Branding da Nestlé Brasil.
A Nestlé tem o compromisso de reduzir e eliminar o desperdício na cadeia de embalagens e está intensificando suas ações para tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. A meta é ter menos plástico virgem circulando, mais reciclagem e mais cooperativas parceiras garantindo renda e educação dentro da jornada de regeneração. Até o mesmo ano, a companhia também vai reduzir em um terço o uso de plásticos virgens. Adicionalmente, no Brasil, a Nestlé assumiu o compromisso de coletar e reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro até 2025. Hoje, 95% das embalagens da Nestlé no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas e temos acelerado esforços para soluções funcionais, seguras e sustentáveis.
Sustentabilidade na Nestlé
Em 2021, a Nestlé divulgou compromissos como parte de sua jornada para promover o avanço dos sistemas alimentares regenerativos em grande escala. A Companhia é signatária do compromisso da ONU “Business Ambition for 1.5° C” e tem um plano global detalhado para reduzir pela metade as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, com um olhar que passa pelas principais cadeias de fornecimento, fábricas, transporte, embalagens e produtos.
São três os pilares no Brasil rumo à meta climática global: agricultura regenerativa, gerando impacto positivo por meio das principais cadeias fornecedoras, como café, leite e cacau, com foco em conservação, reabilitação e aumento de produtividade; circularidade, reduzindo e eliminando o desperdício em toda a cadeia da produção de embalagens; e bioeconomia, valorizando os biomas brasileiros e suas comunidades por meio de negócios sustentáveis.
Foram definidas como metas para o Brasil até o ano de 2025: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas, reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro e conservar 300 mil hectares na Amazônia, gerando renda e promovendo educação para 4 mil pessoas.
Em 2019, a Nestlé lançou a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis. Atualmente, 95% das embalagens da Nestlé no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas e a empresa tem acelerado esforços para soluções funcionais, seguras e sustentáveis, além de incentivar a economia circular que gera renda e oportunidade. O objetivo é até 2025 tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros.
Além disso, a Nestlé investe em educação ambiental, ajudando o consumidor a fazer a sua parte pela reciclagem. O EcoBot Nestlé foi criado em 2020 para auxiliar usuários com dúvidas sobre reciclagem e descarte correto de materiais via WhatsApp, uma ferramenta que esclarece dúvidas em tempo real pelo aplicativo de mensagens, e que desde a última atualização também indica locais de descarte e coleta seletiva disponíveis, bastando informar a cidade ou o CEP. O chatbot lançado pela Nestlé conta com um FAQ que responde a diversas perguntas sobre materiais recicláveis e limpeza antes do descarte. Para acessar os serviços do EcoBot Nestlé basta adicionar o número (11) 99714-0849 e enviar uma mensagem para iniciar a conversa pelo WhatsApp.