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25.11.19 às 10:15

Confira os selecionados do Desafio Escolas Sustentáveis

Projeto escolheu um representante de cada região do País para financiar conjunto de ações que promovem a educação para a sustentabilidade em escolas públicas de Ensino Básico.

Foram quase 250 inscrições e, depois de muito trabalho da Comissão Julgadora, o Desafio Escolas Sustentáveis divulga os cinco planos de ação selecionados pelo concurso. O Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba, no Paraná, foi contemplado com o maior financiamento, de R$ 105 mil. As outras quatro escolas selecionadas receberão financiamento de R$ 30 mil.

Conheça os selecionados:

  • Colégio Estadual Leôncio Correia – Curitiba, Paraná
  • Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Letice Oliveira Maciel – Seabra
  • Escola Municipal José Calil Ahouagi – Juiz de Fora, Minas Gerais
  • Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho – Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
  • Escola Estadual Indígena Dom Lourenço Zoller – Uiramutã, Roraima

Com a verba, todas as instituições irão financiar seus planos de ação ligados à sustentabilidade, que promovem melhorias na estrutura das escolas, no ensino e na interação com a comunidade de entorno. A execução deles será feita de fevereiro a agosto de 2020.

As instituições também participarão de uma série de atividades de intercâmbio internacional de experiências com escolas selecionadas pelo projeto nos demais países participantes.

Confira os planos dos vencedores:

– Colégio Estadual Leôncio Correia

O representante da região Sul vem de Curitiba, Paraná, e busca tornar o colégio, que atende ensino fundamental e médio, em um espaço educador sustentável que promova comportamentos e valores comprometidos com a sustentabilidade socioambiental em 4 dimensões: currículo, gestão, espaço físico e comunidade escolar. Dentre as atividades previstas estão a inserção multidisciplinar da sustentabilidade no projeto político-pedagógico da escola, a separação e o descarte adequado de resíduos, a construção de uma composteira e horta agroecológica, a criação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva e uma sala de aula específica para o aprendizado de conteúdos socioambientais.  A comunidade também será inserida no projeto, participando de oficinas, feiras, palestras e eventos.

– Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Letice Oliveira Maciel

O vencedor do nordeste vem da cidade de Seabra, que faz parte da região da Chapada da Diamantina. O projeto inscrito pelos professores está focado em estruturar o espaço para funcionar como um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos – PEV. Além do recolhimento dos resíduos, papel, plástico e metal, haverá um processo de destinação ao material e também uma campanha de mobilização da comunidade para descarte adequado dos materiais.

O projeto ainda prevê oficinas de bioconstrução e ecodesign com reaproveitamento de resíduos sólidos para estimular o empreendedorismo estudantil e tornar a escola mais sustentável.

– Escola Municipal José Calil Ahouagi

A escola representante da região Sudeste vem de Juiz de Fora, Minas Gerais, e sua proposta é realizar entre os alunos e comunidade ações que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de modo a estabelecer a ligação entre educação ambiental, agroecologia e utilização dos recursos de maneira consciente. No próximo ano, a educação para sustentabilidade será trabalhada de maneira interdisciplinar pelos professores da unidade, que atende ensino infantil e fundamental. Com a instalação de calhas e cisternas para reaproveitamento da água da chuva em horta agroecológica, os alunos e a comunidade também vão aprender sobre o consumo racional da recursos hídricos e alimentares.

– Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho

A valorização do trabalho em equipe e do protagonismo dos estudantes é o grande diferencial da escola representante da região Centro-Oeste, que vem do município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e atende ensino fundamental e médio. A proposta defendida pela escola é de impulsionar os alunos a trabalhar em prol da sustentabilidade, com atividades simples e práticas, como oficinas de reciclagem, projetos de compostagem, oficinas de produção de sabão caseiro, oficinas de reaproveitamento e tratamento da água e organização de horta para uso na merenda.

– Escola Estadual Indígena Dom Lourenço Zoller

A escola representante da região Norte faz parte da comunidade indígena Pedra Preta da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Uiramutã, Roraima, e quer incentivar a alimentação saudável e sustentável. Para atingir a proposta, a escola irá cultivar hortaliças, vegetais, temperos e ervas medicinais, sem o uso de agrotóxicos, e de maneira ecologicamente correta. Além disso, a intenção é de compartilhar conhecimentos sobre o aproveitamento, o consumo, a conservação, a produção e a composição nutricional dos alimentos, assim como orientar a comunidade em geral para o desenvolvimento de hábitos alimentares equilibrados, saudáveis, de qualidade e de baixo custo.

O que é o Desafio Escolas Sustentáveis?

O Desafio Escolas Sustentáveis é uma iniciativa realizada pelo Instituto Akatu com objetivo de estimular cada vez mais a cultura do consumo consciente e da sustentabilidade dentro das escolas públicas. Faz parte de um esforço global coordenado pelo IGES e pela One Planet Network e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão. Além do Brasil, também participam da ação a Namíbia, África do Sul, Uganda, Camboja, Quirguistão, Filipinas, Vietnã e Suriname.

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