loader image
17.04.20 às 11:59

Edukatu na quarentena: vídeos e games para pais, responsáveis e crianças usarem juntos

A sala da sua casa se transformou em sala de aula? Aproveite para falar sobre consumo consciente com os pequenos, utilizando materiais da nossa plataforma de aprendizagem.

Aulas suspensas e crianças em casa. Agora é hora de trabalhar a criatividade para entreter os pequenos, sem deixar de lado a aprendizagem. Em tempos de isolamento social para combater o avanço do coronavírus, aproveite para tratar dos temas sustentabilidade e consumo consciente. Assim, as crianças vão entender desde já de que maneira suas escolhas podem impactar o mundo, além de conhecer práticas mais sustentáveis que cabem no seu dia a dia.

Já que a TV e o computador se tornaram os “materiais didáticos” da vez, nós reunimos conteúdos do Edukatu, a rede de aprendizado on-line do Instituto Akatu, que podem ser trabalhados pelos pequenos junto com seus pais e responsáveis — para acessar os conteúdos, faça aqui seu cadastro gratuito. Entre vídeos e games, há sempre um que vai encantar a sua família. Confira!

Maratona de vídeos

O Edukatu possui uma seleção de seis temas abordados em vídeos, que vão desde os cuidados com a higiene até os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

1. A higiene no dia a dia

Falar de higiene pessoal nunca foi tão importante! Um jeito fácil de fazer as crianças entenderem por que se deve  lavar as mãos com frequência é assistindo a esse vídeo. Além de curiosidades sobre os hábitos de higiene de países diversos, ele mostra o passo a passo para lavar as mãos corretamente.

2. Energia todo dia

Com mais gente passando mais tempo em casa, é natural que o consumo de energia elétrica aumente. Mas é possível aproveitar essa nova realidade para que a família toda aprenda uma lição: como economizar energia!

Entender de onde a energia vem e porque devemos evitar o seu desperdício é essencial. Apresente este vídeo para as crianças e proponha um desafio para colocar em prática as dicas que ele traz!

3. Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar

Muito se fala sobre reciclagem, mas que tal mostrar para as crianças outras atitudes sustentáveis que podemos ter? O primeiro passo é repensar sobre os produtos que queremos comprar: você precisa mesmo de um celular novo? Não dá para atualizar o que já tem ou aproveitar aquele que alguém não usa mais? Assista ao vídeo e veja qual a reação dos pequenos diante dessas novas atitudes!

4. Consumo Consciente e Avaliação do Ciclo de Vida

O termo Avaliação do Ciclo de Vida pode parecer complicado para apresentar às crianças, mas não é bem assim. Ele se refere simplesmente aos recursos necessários para a produção de um item (seja ele um brinquedo, um alimento ou uma peça de roupa), a sua circulação, a sua destinação e a sua reinserção na cadeia, quando possível.  Utilize este vídeo para introduzir o assunto com as crianças a partir de uma linguagem simples.

5. ODS e o Consumo Consciente

Com certeza seus filhos já devem ter visto o quadro colorido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mas como explicar pra eles do que se trata o compromisso firmado por governos, empresas, organizações sociais, escolas e pessoas para que o mundo siga em um caminho mais sustentável? Este vídeo pode ajudar nesta tarefa, e ele ainda apresenta hábitos fáceis de serem adotados para que sua família também contribua para um futuro melhor.

6. Série Consciente Coletivo

Se a moda hoje é maratonar as séries, que tal investir em uma que fala sobre consciente coletivo? Em dez episódios, a série faz reflexões, de forma simples e divertida, sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo que vivemos atualmente. Dentre os temas tratados estão sustentabilidade, aquecimento global, uso de água e energia, descarte de resíduos e os desafios para um futuro mais sustentável.

É hora de jogar! 

Sabemos que é preciso dosar o tempo em que as crianças ficam com computadores, tablets e celulares. Que tal incluir um aprendizado neste tempo?

O Edukatu oferece quatro jogos para divertir e educar sobre higiene pessoal, economia de energia, reciclagem e alimentação saudável. Confira:

1. Germ Kombat

Para reforçar os cuidados e a importância de se lavar as mãos, este game pode ser um aliado em casa. Nele, o jogador precisa se manter limpo — ele ainda destaca a importância da higienização das mãos antes das refeições.

2. Super Elektrus

Para vencer esse jogo é preciso saber sobre uso consciente de energia, pois os inimigos  a serem derrotados são justamente aqueles que representam o uso inadequado deste recurso, como, por exemplo, uma lâmpada acesa num cômodo vazio.

3. ReciclaKi

Ao colocar as crianças numa esteira de triagem de materiais recicláveis, este game ensina a importância de separar os resíduos corretamente. Ganha quem conseguir juntar mais pontos! 

4. Piquenique Saga

Aqui, o desafio é aprender a montar o prato de maneira saudável, equilibrando quantidades de frutas, legumes, verduras e proteínas. Fazendo a combinação certa, as crianças ganham mais pontos e mais tempo para jogar de novo.

Como acessar o conteúdo?

Faça seu cadastro gratuito no Edukatu e tenha acesso a uma variedade de materiais para trabalhar em casa o consumo consciente com as crianças!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também