As empresas devem manter, como ação essencial, programas para racionalização e otimização do uso de água. Esta é a quinta de 11 práticas de responsabilidade social empresarial (RSE) consideradas essenciais pelos consumidores. No total, foram 56 ações listadas no questionário da pesquisa “O consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade”, realizada e publicada pelo Akatu em 2010.
A análise, que buscou conhecer as ações de RSE mais valorizadas pelos consumidores, foi realizada em duas etapas. Na primeira, os consumidores foram convidados a ordenar as 56 práticas propostas conforme sua importância e, na segunda, os entrevistados indicaram, dentre as práticas que identificaram como mais importantes, aquelas que consideravam essenciais. Ou seja, “que a empresa tem que fazer sempre, em qualquer situação, para ser considerada socialmente responsável”, diz o estudo.
Veja as onze práticas essenciais de RSE segundo os consumidores. O índice de prioridade média é de até 7,5 pontos. Quanto menor o índice, maior a prioridade:
Clique aqui e veja nas páginas 56 e 57 do estudo, as 56 práticas de RSE analisadas pelos consumidores.
Entre as 11 praticas essenciais, aparecem duas ligadas à racionalização e otimização do uso dos recursos naturais, nomeadamente água e energia, ambas ligados à preocupação com a preservação ambiental.
“O consumidor vem percebendo a necessidade de preservação dos recursos naturais, que são finitos”, destaca Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “A mesma pesquisa também indica que a economia de água dentro de casa é a prática com maior aderência do consumidor, ou seja, o consumidor está cobrando das empresas aquilo que ele faz e que julga ser benéfico para a sustentabilidade”, analisa.
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