loader image
11.06.18 às 12:17

O Globo: lições da escassez

No dia 9/06, O Globo publicou uma matéria em que o Instituto Akatu forneceu dados sobre o desperdício de alimentos

No dia 9/06, O Globo publicou uma matéria sobre as lições da greve dos caminhoneiros em relação às alternativas à escassez.

“De que vale ser rico quando não se pode fugir da escassez? No cerco romano a Jerusalém, no ano 70, as mais ricas famílias judaicas ofereciam barras de ouro em troca de um punhado de trigo ou uma cesta de tâmaras. Em vão. Ouro não é comestível.

A sabedoria é considerar suficiente o necessário. No entanto, somos pressionados por poderosa engrenagem publicitária que nos induz a considerar imprescindível o que é, de fato, supérfluo. O desejo incontido de possuir algo gera ânsia de consumo em alguns e lucro para outros. A fantasia estimula o desejo. A publicidade cria a fantasia. Não se compra uma roupa, e sim um estilo de vida”.

A matéria também utilizou os dados do Instituto Akatu sobre desperdício de alimentos. “Todos os dias, 45 mil toneladas de alimentos vão para o lixo no Brasil. As perdas sobre o que é cultivado chegam a 64% e acontecem por toda a cadeia produtiva, sendo, segundo o Instituto Akatu, 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e nos hábitos alimentares”.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também