loader image
09.08.21 às 10:39

Olimpíada deixa legado histórico em sustentabilidade. Siga o exemplo!

Depois de vibrar com as medalhas do Brasil é hora de nos inspirarmos no espírito olímpico e praticar a sustentabilidade

Além de conquistas emocionantes e de ser realizada em um contexto de pandemia mundial, a Olimpíada de Tóquio ficará marcada como a edição mais sustentável de todos os tempos. O Japão pôs em prática um ambicioso plano de ação em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O resultado serve de exemplo para futuras edições e para todos nós, que podemos nos inspirar para contribuir com a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.

A organização calcula, em relatório preliminar, que na preparação e especialmente ao longo dos 19 dias de programação deixou de emitir 280 mil toneladas de CO². Como pode ser difícil compreender o que essa economia significa, fizemos alguns cálculos:  esse total de emissões poupadas nos Jogos de Tóquio equivalem 

? às emissões geradas na produção de energia elétrica para abastecer mais de 2,3 milhões de residências brasileiras — ou todos os domicílios na capital do Rio de Janeiro — ao longo de 1 ano inteiro

ou

? às emissões geradas na produção de mais de 22 milhões de refeições completas, ou seja, o almoço diário de quase 3,8 mil famílias de 4 pessoas durante 4 anos inteiros — o intervalo entre uma uma Olimpíada e outra.

Além do controle e da redução de emissões, todas as mais de 5 mil medalhas da competição foram produzidas com lixo eletrônico reciclado, os pódios feitos de plástico reutilizado e as curiosas camas de papelão. O Comitê Olímpico japonês ainda pôs em prática diversas ações de gestão de resíduos, uso de energia limpa, reaproveitamento de materiais na construção das estruturas esportivas e plantio de árvores. 

“Essa Olimpíada estabeleceu um novo padrão em termos de responsabilidade ambiental, de ações contra a Crise Climática e de impacto positivo para a sociedade e para o planeta. Que esse modelo sustentável possa inspirar a organização de outros eventos, esportivos ou não, e sirva de exemplo para que cada um de nós ponha em prática estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis”, afirma Bruno Yamanaka, analista de conteúdos e metodologias do Akatu.

Então, inspire-se no legado olímpico e pratique o consumo consciente no seu dia a dia. Saiba como:
  • Cerca de 60% das estruturas de competição em Tóquio utilizaram instalações que já existiam, evitando novas emissões de carbono e o uso de mais recursos naturais. Pratique os 5 Rs da sustentabilidade, em especial o REUTILIZAR.
  • As ruas de Tóquio e de outras sub-sedes ganharam mais de 72 mil novas plantas, dando sombra aos competidores e ajudando no combate ao aquecimento global. Plante árvores no seu jardim ou na sua rua!
  • A Vila Olímpica e as instalações esportivas contavam com lixeiras separadas para o descarte adequado de latas, garrafas, papéis e alimentos. Siga o exemplo e faça a separação e descarte adequado dos seus resíduos
  • A meta dos Jogos era reciclar 65% de todos os resíduos gerados. Até materiais orgânicos viraram biomassa para a geração de energia limpa. Incentive a reciclagem e faça a compostagem de matéria orgânica, como cascas de ovos e restos de frutas.
  • Medalhas e pódios foram feitos a partir de lixo eletrônico e plástico reciclado, respectivamente. Recicle ou dê novo uso a materiais que você não usa ou pretende descartar. 
  • 100% da energia utilizada teve fontes limpas e renováveis, como energia solar. Se possível, instale painéis solares na sua casa ou empresa. Se não, faça a sua parte economizando energia elétrica no dia a dia
  • A organização utilizou uma frota de carros exclusivamente elétricos, evitando as emissões da queima de combustível de veículos à gasolina. Siga o exemplo e prefira meios de transporte mais limpos ou não-poluentes, como a bicicleta.
  • Aparelhos de ar-condicionado da Vila Olímpica serão doados para a população que mora em áreas que foram atingidas por terremotos e tsunamis recentemente. Se você tem algo que não usa, mas pode servir para outra pessoa, venda no mercado de segunda mão ou doe!

Para saber mais sobre hábitos de consumo consciente bons para você, para a sociedade, para a economia e para o meio-ambiente, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também