Muitas vezes não percebemos, mas muitos dos produtos que consumimos em nosso cotidiano dependem dos recursos florestais para serem produzidos. São embalagens, revistas, jornais, móveis e lápis, apenas para citar alguns. Ao considerar que a origem da madeira que compramos pode influenciar no desmatamento da Amazônia, uma nova campanha do FSC (Forest Stewardship Council) lançada nesta semana, em vídeo, busca incentivar o consumo consciente.
A ação mostra como cada pessoa, representada na campanha pelo paulistano Luís, é responsável por estimular a exploração responsável – ou irresponsável – das florestas.
Um consumidor consciente, sugere a organização não governamental que defende o manejo sustentável, deve ficar atento ao selo FSC, que garante a procedência confiável e ambientalmente correta da madeira e demais produtos de origem florestal.
O filme apresenta a certificação como uma das principais armas de combate ao desmatamento. E, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar o meio ambiente, garante ciclos maiores e por mais tempo para os proprietários rurais e assegura serviços ambientais como o controle do regime hídrico, a fertilidade dos solos e a biodiversidade.
Confira o vídeo da campanha da FSC
Notícia publicada originalmente no site EcoD
Leia Mais:
SP: agropecuária, setor têxtil e construção lideram casos de trabalho escravo
Reality show leva blogueiros de moda para trabalhar em fábrica de roupas no Camboja