O Pão de Açúcar, apoiador estratégico do Akatu, vai parar de distribuir sacolinhas plásticas nas lojas de todo o país até junho de 2012. A medida faz parte do programa de sustentabilidade da rede e foi experimentada pela primeira vez nas duas lojas verdes do Pão de Açúcar, a da Vila Clementino, na cidade de São Paulo, e a de Indaituba, no interior paulista.
Para não deixar o cliente na mão, a rede colocou à venda oito tipos de sacolas retornáveis (feitos de PET, ráfia, algodão, lona etc), carrinhos de lona, carrinhos dobráveis, entre outras opções. Outra alternativa é a caixa de papelão, oferecida gratuitamente em qualquer uma das lojas. Mas quem quiser pode trazer de casa mesmo a sacola retornável para carregar as compras.
Segundo o vice-presidente executivo do Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco, parar de oferecer as sacolinhas é um avanço e um desafio . “Entendemos que é nosso papel promover o entendimento do assunto para que o consumidor, consciente da sua responsabilidade na adoção de práticas mais sustentáveis de consumo, possa aderir à causa e entender esse passo como mais um avanço na sua relação com o meio ambiente e com o futuro do planeta’’, destaca .
Em diversas cidades do país, a sacolinhas plástica está sendo substituída, seja em razão da legislação local ou por meio de acordos entre o varejo e os municípios. Cidades como Jundiaí (SP) e Belo Horizonte (MG) foram as primeiras a interromper a distribuição do material nos supermercados. Para o início de 2012, os estabelecimentos da cidade de São Paulo também ficarão proibidos de oferecer o produto no caixa, ficando sujeitos a multa entre R$ 50 a R$ 50 milhões.
Incentivos
Para incentivar as práticas sustentáveis no dia-a-dia, o Pão de Açúcar está com uma série de ações de marketing. Em uma delas, o cliente encaminha suas sugestões de sustentabilidade e consumo consciente no dia-a-dia e, se caso seja selecionado, estampará as páginas da revista Mais. Para participar, é preciso enviar um e-mail para revistamais@trip.com.br até o dia 1º de julho contando suas boas práticas na economia de água, energia elétrica, acondicionamento de lixo doméstico, transporte de compras, entre outras, que não agridam o meio ambiente. Uma outra ação que a rede de supermercados faz é entre os seus clientes cadastrados. A cada compra de sacola retornável, carrinhos de lona ou dobrável, caixas dobráveis e cestos acopláveis, o consumidor ganha pontos que podem ser revertidos em descontos na aquisição de outras mercadorias.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.