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08.12.05 às 0:00

Para gerar menos lixo, Philips adota o ecodesign

Uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do mundo, a Philips percebeu que os consumidores têm se tornado mais exigentes em relação às práticas de responsabilidade social empresarial e ambiental e vem adotando as premissas do Ecodesign, que considera todas as etapas do desenvolvimento dos produtos, da concepção ao descarte final. O objetivo da empresa é […]
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Uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do mundo, a Philips percebeu que os consumidores têm se tornado mais exigentes em relação às práticas de responsabilidade social empresarial e ambiental e vem adotando as premissas do Ecodesign, que considera todas as etapas do desenvolvimento dos produtos, da concepção ao descarte final. O objetivo da empresa é produzir seus produtos utilizando menos matéria prima, com menos geração de lixo e sem perder a funcionalidade.

Nos últimos dois anos, a Philips mundial, que investe cerca de 3% de seu faturamento- de 4 bilhões de dólares- em projetos sociais, lançou 39 produtos com o selo green flag, mais econômicos e menos prejudiciais ao planeta. Para conquistar o selo, os produtos precisam satisfazer algumas exigências, dentre elas, se destacar em pelo menos dois tópicos do programa Eco Vision: peso, uso de substâncias tóxicas, consumo de energia, impacto da embalagem, vida útil, reciclagem e descarte.

No Brasil a empresa, uma das premiadas pelo "Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa 2005",  também tem conseguido avanços importantes. A Unidade de Mauá desenvolveu uma lâmpada fluorescente que contém três vezes menos mercúrio e consumo 20% menos energia. E não é apenas pelo potencial criativo que a unidade de Mauá tem se destacado. Em 2004 a fábrica reduziu em 44% o volume de resíduos gerados, em comparação com 2001, e reduziu em 25% e 36%, respectivamente, o consumo de energia e água.

A preocupação da Philips em relação ao meio ambiente se estende aos parceiros. Segundo a gerente geral de sustentabilidade da empresa, Flávia Morais, antes de estabelecer uma parceria, temporária ou permanente, a Philips exige que os fornecedores se comprometam com uma série de demandas e incentiva as empresas a melhorar seus processos de gestão ambiental. Para se certificar de que os fornecedores cumprem o combinado, a Philips possui 400 auditores ambientais espalhados pelo mundo, encarregados de fiscalizá-los.

As iniciativas de empresa têm rendido reconhecimento internacional. Em 2003 e 2004 a Philips recebeu destaque no Índice Down Jones de Desenvolvimento Sustentável, como empresa que alia solidez financeira a responsabilidade social e ambiental.

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