loader image
29.06.17 às 12:25

Parceria com secretaria de Santo André (SP) promove discussão sobre resíduos em escolas da região

Oficinas visam sensibilizar as comunidades escolares sobre a questão dos resíduos e a importância de sua redução e destinação adequada

Escolas do município de Santo André, em São Paulo, já podem se inscrever para receber oficina sobre consumo consciente e resíduos realizadas pelo Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu. Com previsão de serem realizadas até outubro de 2017, essas oficinas são promovidas em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Santo André e visam sensibilizar as comunidades escolares sobre a questão dos resíduos e a importância de sua redução e destinação adequada.

Durante o evento, os professores terão acesso aos recursos pedagógicos oferecidos pelo Edukatu, além de conhecer as atividades do Percurso Turma que Recicla, que trabalha com um conjunto gamificado de desafios, com jogos, vídeos e infográficos, que podem ser realizados on-line e off-line e permitem a reflexão sobre o tema dos resíduos. Esse material estimula que estudantes desenvolvam ações para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e, ainda, avancem na destinação adequada dos materiais recicláveis.

“Esta parceria é de grande importância para alcançarmos um número bastante expressivo de professores e crianças e assim provocarmos a reflexão em torno dos resíduos gerados diariamente, reforçando o conceito dos 4Rs, que significam Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos, de forma a promover mudanças definitivas de comportamento”, explica Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu. Como ação integrante da parceria entre o Edukatu e a Secretaria, cerca de 60 assistentes pedagógicos e coordenadores educacionais do município já foram sensibilizados para o tema no dia 10 de maio.

“O Instituto Akatu nos oportuniza desenvolver um trabalho com foco no ‘Consumo Consciente’. Sensibilizar a população andreense é promover um incentivo à mudança. O exercício diário é viver em harmonia com o meio ambiente, resultando numa vida mais sustentável. Acreditamos que este projeto possa promover o aluno a multiplicador de mudança de comportamento, na escola e em sua comunidade” Dinah Kojuck Zekcer, secretária de educação da Prefeitura de Santo André.

As escolas municipais de Santo André interessadas em receber a oficina devem enviar um e-mail para edukatu@akatu.org.br.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também