O brasileiro é o turista mais propenso a considerar o meio ambiente em suas próximas viagens em comparação com países como Espanha, EUA, Itália, Reino Unido, França e Alemanha. Em pesquisa realizada pelo site TripAdvisor com 1.026 usuários brasileiros em novembro de 2014, 75% dos entrevistados afirmaram que consideram o meio ambiente nas decisões de férias.
No levantamento, 30% dos entrevistados disseram que se esforçam para compreender o impacto ambiental de suas viagens e 40% que gostariam de fazer escolhas sustentáveis em suas viagens sempre ou frequentemente.
Entre os entrevistados do TripAdvisor, 71% afirmaram que já se hospedaram em um hotel com práticas sustentáveis , mas 48% não sabem onde encontrar esse tipo de informação.
Na hora de escolher um hotel, 46% pesquisam sobre práticas sustentáveis, mas 71% disseram ser muito difícil encontrar esse tipo de informação.
Apesar de valorizarem as práticas sustentáveis nos hotéis, 93% dos brasileiros entrevistados não pagariam mais para se hospedar em uma acomodação sustentável, revelou a pesquisa. Na opinião dos participantes da pesquisa, pousadas e hotéis independentes são mais sustentáveis do que hospedagens de aluguel de temporada e resorts (all-inclusive e luxo).
Entre as práticas sustentáveis que consideram mais importantes na hotelaria, 52% mencionaram o desligamento automático de energia quando quando o hóspede deixa o quarto, 42% falaram de programas para reciclagem e reúso de água, 38% mencionaram programas de reúso de toalhas e roupa de cama e 28% o uso de produtos de limpeza ecológicos.
A visão que os entrevistados brasileiros têm do mercado não é muito positiva: 54% acreditam que os hotéis não fornecem informações claras sobre suas práticas sustentáveis e 35% acreditam que aqueles que comunicam suas práticas as utilizam apenas como uma jogada de marketing.
O TripAdvisor lançou no Brasil, no mês passado, o programa Ecolíderes, que certifica hospedagens sustentáveis consultoria da Rainforest Alliance e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Desde então, 52 estabelecimentos já receberam o selo.
Leia mais:
TripAdvisor lança selo de sustentabilidade para hotéis no Brasil