O Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) lançou, na semana passada, um plano global para incentivar o consumo consciente.
Liderado pelos governos da Alemanha e Indonésia e a organização Consumers International, o Programa de Informação do Consumidor (CIP, na sigla em inglês) fornecerá informações detalhadas sobre os produtos para que a população possa ter consciência sobre os impactos sociais e ambientais causados por suas compras.
Para esclarecer os consumidores e estimular a mudança dos hábitos de consumo, o programa produzirá análises de produtos ao longo do ciclo de vida, desde a extração de recursos naturais até o descarte.
O CIP prestará assistência a governos, entidades certificadoras, empresas e ONGs nos esforços para fornecer informações claras do impacto que os produtos no planeta e nas pessoas. Também são objetivos do programa difundir políticas, estratégias, projetos e parcerias importantes rumo ao consumo sustentável.
O CIP pertence ao Programa-Quadro de 10 anos para o Consumo e Produção Sustentáveis (10YFP, na sigla em inglês), criado durante a conferência Rio+20, em 2012. O Instituto Akatu participou, nesta semana (9 e 10/7) do encontro de especialistas em Estilos de Vida Sustentáveis e Educação do 10YFP, organizado pela Unep e pela Unesco.
*Com informações do site do Planeta Sustentável
Leia também: