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Akatu
Impressos
GIBI TURMA DA MÔNICA
Em 2002, o Akatu recebeu o reforço de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali para sensibilizar crianças e adolescentes para o consumo consciente. Os 3 gibis criados e lançados tratavam dos temas água, energia e bens naturais e eram acompanhados de um material referencial para professores e outro com atividades a serem realizadas em sala de aula. Os gibis foram distribuídos a crianças de 25 estados brasileiros, por meio do programa AABB Comunidade.
Turma da Mônica
53 mil crianças sensibilizadas
395 municípios
APOIO
Instituto Maurício de Sousa
GUIA DO CONSUMIDOR CONSCIENTE NO JORNAL DA TARDE
O Akatu produziu, em 2006, um guia sob medida para o Jornal da Tarde para apresentar a seus leitores o conceito do consumo consciente, sua importância na construção de um futuro mais sustentável e as práticas que podem ser adotadas pelos consumidores em seu dia a dia. O guia ocupou duas páginas do periódico e teve tiragem de 95 mil exemplares, sendo que 10 mil foram distribuídos em escolas, feiras e eventos de São Paulo.
Jornal da Tarde
95 mil exemplares
GUIA CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA
Para sensibilizar comunidades e colaboradores de empresas, o Akatu desenvolveu, em 2006, um guia com um passo a passo para a adoção de hábitos de consumo consciente de água. A publicação foi disponibilizada para qualquer parceiro do Unibanco com interesse em implementar projetos de sensibilização para o consumo consciente da água em sua empresa.
APOIO
Instituto Unibanco
MANUAL DE ETIQUETA PARA USO DO PLANETA
Para sensibilizar comunidades e colaboradores de empresas, o Akatu desenvolveu, em 2006, um guia com um passo a passo para a adoção de hábitos de consumo consciente de água. A publicação foi disponibilizada para qualquer parceiro do Unibanco com interesse em implementar projetos de sensibilização para o consumo consciente da água em sua empresa.
APOIO
Governo da Bahia
Turma da Mônica
PAPEL DE BANDEJA DO MCDONALD’S
Dicas e informações sobre o consumo consciente estamparam o papel de bandeja criado pelo Akatu para o McDonald’s em 2016 e utilizado nas mais de 900 lojas da rede durante três meses. Com o título “O Mundo que Queremos”, o conteúdo da lâmina abordava o impacto da maneira com que se compra, usa e descarta produtos para o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. Havia ainda sugestões de práticas diárias que o consumidor pode adotar para fazer escolhas com melhor impacto.
Turma da Mônica
Durante os últimos anos, o Akatu vem sendo um parceiro fundamental em nossa estratégia de sustentabilidade, graças à sua expertise na conscientização e educação para o consumo consciente.

Leonardo Lima, diretor corporativo de Sustentabilidade do McDonald’s em 2016

2 milhões
de pessoas alcançadas
APOIO
Mcdonalds
Digitais
DICAS AKATU ANIMADAS
O impacto do nosso consumo traduzido em linguagem simples e com exemplos do dia a dia. Este é o conceito por trás de cada Dica Akatu, pílulas animadas desenvolvidas desde 2002 com o objetivo de sensibilizar e mobilizar o consumidor para a adoção de hábitos de consumo consciente. Elas abordam temas diversos — água, energia, resíduos, alimentos, pegada de carbono e compra consciente, entre outras — e deixam claro que a repetição de uma prática de consumo consciente por um longo período e/ou por muitas pessoas pode melhorar muito o nosso impacto no mundo. Entre 2015 e 2016, 168 Dicas Akatu foram exibidas em displays de edifícios, shoppings, universidades, hotéis e academias por meio de uma parceria com a Elemidia. Em 2019, outras 40 Dicas Akatu ganharam as TVs dos metrôs e trens de São Paulo e do Rio de Janeiro na parceria com a Eletromidia. Conheça as Dicas Akatu.
20 milhões
de pessoas impactadas por dia durante 45 dias na parceria com Elemidia

11,5 milhões
de pessoas impactadas por dia durante 1 mês na parceria com Eletromidia

APOIO
eletromidia
Elemidia
O Akatu também elabora Dicas para empresas utilizando seus próprios resultados de ações de sustentabilidade. Por meio de cálculos de equivalência, os impactos dessas ações são transformados em expressões de fácil entendimento ao consumidor. As Dicas Akatu empresariais podem ser usadas para a comunicação interna e externa e para a sensibilização dos colaboradores da empresa.
APP FAKE SHOWER
Que tal um pouco de humor para promover o consumo consciente de água? Com essa proposta, em 2012, o Akatu desenvolveu, em parceria com a agência Leo Burnett Tailor Made, o aplicativo Fake Shower que literalmente imita o som da vazão de água de um chuveiro. Assim, quem precisava do barulhinho da água para fazer xixi, não tinha mais que abrir o chuveiro ou a torneira e desperdiçá-la. O app também informava a quantidade de litros de água que o usuário deixava de gastar com o seu uso.
50 mil
downloads em 2012
Unilever
AKATU MIRIM
Conteúdos divertidos e com linguagem acessível foram o principal diferencial do Akatu Mirim, site criado pelo Akatu em 2011 para levar o tema do consumo consciente ao dia a dia das crianças de 6 a 12 anos. Suas animações, jogos, ilustrações e enquetes ajudavam na aprendizagem de assuntos como a origem dos produtos, o uso de recursos naturais, o descarte correto de resíduos e a reciclagem. Além da fácil navegação, a interatividade do portal facilitava o processo de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade.
60 mil
visitantes únicos
em 10 meses
APOIO
Kraft
APP RANGOMANIA

O aplicativo RangoMania, criado em 2019, mobiliza crianças e adolescentes para a adoção de hábitos alimentares mais conscientes e equilibrados e apresenta a leitura dos rótulos como um caminho para isso. Co-criado pelo Akatu em conjunto com adolescentes de escolas públicas parceiras de diferentes regiões do país, ele traz perspectivas regionais sobre alimentação, tudo de maneira criativa e interativa. O desenvolvimento do aplicativo contou com o apoio do Movimento Coletivo e ele foi sugerido como atividade aos mais de 45 mil usuários (entre educadores e estudantes) do Edukatu, plataforma de aprendizado para o consumo consciente do Akatu. Baixe o RangoMania para iOS e para Android.

Nossa expectativa é que os adolescentes desenvolvam uma consciência nutricional e levem isso para a vida adulta.

Laura Couto, líder do Movimento Coletivo

45 mil
usuários do
Edukatu
APOIO
Movimento Coletivo
APP Rangomania
APP Rangomania
APP Rangomania
SÉRIE CONSCIENTE COLETIVO

Entre 2009 e 2010, o Akatu produziu em parceria com a HP e o Canal Futura uma série com 10 animações que foram publicadas em seu canal do YouTube e veiculadas na grade do canal. Com uma linguagem bem humorada, a série convida a refletir sobre os impactos gerados no meio ambiente, na economia e na sociedade pelo nosso modo de produzir e consumir e mostra o poder de transformação do consumidor com a adoção de hábitos mais conscientes. Os episódios abordam temas como mudanças climáticas, resíduos, energia, água e estilo de vida, entre outros. Em 2011, o Akatu também produziu kits educativos compostos por um DVD com as animações e uma cartilha com reflexões e sugestões para seu uso pedagógico — 1 mil kits foram distribuídos a educadores de instituições de Ensino Fundamental parceiras do Canal Futura e do Akatu.

Trabalhar com o Akatu na realização do Consciente Coletivo foi uma das iniciativas mais relevantes do Canal Futura. Aliando o conteúdo qualificado do Akatu com uma linguagem inovadora e divertida, a série deu uma grande contribuição para conscientizar e sensibilizar jovens para a questão ambiental, além de oferecer um material de inequívoca importância para os educadores brasileiros.

Lucia Araujo, gerente geral do Canal Futura em 2010

40 milhões
de pessoas impactadas
pela veiculação do Canal Futura
2 mil
alunos do Ensino Fundamental
alcançados
30 mil
visualizações no canal
do YouTube do Akatu
APOIO
hp
Canal Futura
WEBSÉRIE EMPRESAS MAIS SUSTENTÁVEIS, CONSUMO MAIS CONSCIENTE

A websérie, em 2019, buscou entender como o comportamento dos consumidores influencia a tomada de decisão das empresas. Para isso, o Akatu entrevistou executivos de empresas — Braskem, Coca-Cola, GPA, Unilever, Dow, Santander, Basf, Ypê e Grupo Boticário — que contaram em nove episódios os desafios e as realizações de suas organizações para contribuir na construção de um futuro mais saudável e sustentável. A websérie foi publicada no canal do YouTube do Akatu. Assista à websérie completa.

47 mil
pessoas alcançadas
em seis meses
APPS NOSSA ENERGIA, NOSSA ÁGUA E NOSSA ALIMENTAÇÃO
26 mil
downloads
em um ano
APOIO
Febraban
Em 2014, o Akatu firmou uma parceria com a Federação Brasileira de Ban­cos e desenvolveu três aplicativos sobre consu­mo consciente. O Nossa Energia calculava o consumo de energia de uma casa e indicava hábitos para um consumo com melhor impacto; o Nossa Alimentação dava dicas de alimentação saudável sem exagerar no orçamento; e o Nossa Água ensinava práticas simples para economizar água em tarefas do dia a dia. Todos os apps contavam com jogos educativos e conteúdos entregues de forma lúdica.
Unilever
Unilever
Unilever