loader image
05.11.13 às 11:50

Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade anuncia os vencedores

Concurso cria categoria especial para premiar reportagens que tratem da água
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Jornalistas&Cia e HSBC informam os vencedores da quarta etapa do Prêmio Jornalistas&Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade que, alinhado aos esforços da ONU pelo Ano Internacional da Água, criou uma categoria especial que premiará a melhor reportagem sobre o tema. A proposta do prêmio é incentivar a produção de conteúdo jornalístico sobre sustentabilidade em jornais, revistas, televisão, rádio e internet e, nos limites de sua abrangência, contribuir para que tenhamos um mundo melhor e com capacidade de melhor gerenciar os recursos finitos e limitados do planeta.

Dos 732 trabalhos inscritos por 387 jornalistas de todo o Brasil, 79 foram classificados pela Comissão de Seleção para a finalíssima dessa edição. Coube à Comissão de Premiação definir os 13 vencedores e mais o ganhador do Grande Prêmio, que só será anunciado no dia 13 de novembro, durante a festa de premiação. Além disso, em consonância com os esforços da ONU pelo Ano Internacional da Água,  o prêmio ainda criou uma categoria especial sobre o tema, que premiará a melhor reportagem nessa área, independente da mídia em que foi veiculado.

Os vencedores em Mídia Nacional foram: Melquíades Júnior (Diário do Nordeste – CE), com Viúvas do Veneno – Jornal; Rafael Freire e Rodrigo Caetano(IstoÉ Dinheiro- SP),com Muito além do lucro – Revista; Renata Colombo e Fábio da Silva de Almeida (Gaúcha FM – RS), com Império da Areia: a dragagem que mata o Jacuí – Rádio; Vladimir Netto, Helio Gonçalves, Edivaldo Simão e Rafael Benaque (Jornal Nacional/TV Globo – DF), com a série Manguezais brasileiros – Televisão; Marina Amaral, Ana Lima de Souza Aranha, Carlos Juliano Barros, Fernanda Ligabue, Ana Castro e Marcelo Min (Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo – SP), com Amazônia pública – Webjornalismo; Amaurício Cortez com Gil Dicelli e Pedro Turano(O Povo – CE), com Planeta Seca – Imagem Criação Gráfica; e Magnus Nascimento(Tribuna do Norte – RN),com No interior do RN, rebanho não resiste e morre de sede e fome – Imagem Fotografia.
A categoria Especial Água foi conquistada por Célia Rosemblum, do Valor Econômico, com o trabalho Conta gotas, que teve a participação de André Lachini, Andrea Vialli, Angela Klinke, Eduardo Belo, Martha San Juan França, Patricia Amaral, Paulo Vasconcellos, Rosangela Capozoli, Salete Silva, Silvia Czapski e Sergio Adeodato.

Na categoria Mídia Regional, os vencedores foram: Norte – Celso Freire e Cira Pinheiro (O Liberal CBN – PA), com Indústria descobre o caroço de açaí; Nordeste – Lucas Malafaia,Valdemir Soares e Renata Pais (TV Pajuçara/SBT – AL), com Mata da Sálvia em perigo; Centro-Oeste – Ana Lúcia Caldas, Nádia Coelho Faggiani, Thais Cristina Alves Passos e Marcus Vinicius Lima Tavares (Rádio Nacional – DF), com Reciclagem – Do combate ao desperdício à oportunidade de negócio; Sudeste -Flávia Milhorance, Renato Grandelle e Vinicius Sassine (O Globo – RJ), com O desafio dos parques nacionais; e Sul – Henrique Kugler(Ciência Hoje Online – PR), com Em nome do ouro: rastros do mercúrio.

Também foram definidos pelo Conselho Consultivo do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade os vencedores das categorias especiais: o ambientalista e economista Sérgio Besserman Vianna foi escolhido Personalidade do Ano em Sustentabilidade; o jornal O Estado de S. Paulo, Veículo de Comunicação do Ano em Sustentabilidade; e o Portal Mercado Ético, Veículo de Comunicação do Ano Especializado em Sustentabilidade.

Com informações do Jornalistas&Cia

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também