O diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, participou nesta quinta-feira (6/5) do painel SCP (Consumo Sustentável e Padrões de Produção) na 18ª sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU (CSD-18), em Nova York.
A sessão, como são chamadas no sistema ONU as reuniões anuais de suas comissões, foi aberta no dia 3 de maio e se estende até 14 de maio.
A reunião ocorre no âmbito do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e busca discutir alternativas para manter o desenvolvimento dos países diante da necessária redução dos padrões de consumo e produção atuais.
O painel sobre sustentabilidade e produção faz parte do chamado Processo de Marrakech, uma série de iniciativas globais iniciadas em 2003, pelas quais os países estão trabalhando para a elaboração de um quadro de programas mundiais sobre consumo e produção sustentáveis. O desafio é determinar quais os principais programas para incluir no quadro e fornecer os meios para sua implementação em escala mundial: apoio financeiro, capacitação e assistência técnica.
Debateram com o presidente do Akatu o professor tanzaniano Cleo Migiro, diretor da rodada sobre Consumo Sustentável na África dentro da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e o economista britânico Stephen Spratt, diretor do Grupo de Mercados Sustentáveis do Instituto Internacional sobre Ambiente e Desenvolvimento, de Londres.
Para ver este debate e outros da CSD-18, basta acessar o webcast do evento e navegar no canal 4.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.