A inciativa do Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto Ekos Brasil, estimula e fomenta projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa, incluindo iniciativas relacionadas à eficiência energética, energia renovável, manejo de resíduos, florestas, agricultura sustentável e mobilidade, e projetos de redução de pegada hídrica, como construção de cisternas ou dessalinizadores em áreas críticas e tratamento de efluentes.
Buscam-se projetos com potencial de gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo e com alto potencial de replicabilidade.
Podem participam do Ecomudança entidades sem fins lucrativos – organizações sociais, fundações, cooperativas e associações, inclusive as que atuam como movimentos sociais.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 27 de março pelo site http://itau.com.br/sustentabilidade/riscos-e-oportunidades-socioambientais/ecomudanca/.
O valor do apoio financeiro vem dos fundos de renda fixa Ecomudança Itaú, que destina 30% das taxas de administração ao programa.
O processo de seleção é dividido em quatro etapas: triagem das inscrições; seleção dos projetos semifinalistas; visita técnica às organizações; seleção final dos projetos que receberão investimentos. Os projetos selecionados serão divulgados em setembro deste ano.