loader image
10.06.24 às 12:38

Confira o Relatório de Atividades 2023 do Instituto Akatu

Organização reforçou seu objetivo de sensibilizar e mobilizar empresas e indivíduos para o consumo consciente e a sustentabilidade

Em 2023 o Instituto Akatu completou 22 anos de atividades dando sequência ao objetivo de sensibilizar e mobilizar empresas e indivíduos para o consumo consciente e para a sustentabilidade. Foram realizadas uma série de atividades em educação e comunicação dentro dos pilares de atuação do Akatu. Como forma de transparência e prestação de contas para parceiros, apoiadores e toda a sociedade, está disponível nosso Relatório de Atividades 2023.

Entre os destaques do ano estão:

• Celebração de 10 anos do programa Edukatu, reforçando sua atuação online e com a realização de ações presenciais em três estados: São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em uma década, o Edukatu impactou mais de 350 mil pessoas por todo o país.
  • Continuidade do Projeto Reuse, voltado para a logística reversa de refrigeradores, em parceria com a Dow e Indústria Fox, que coletou mais de 22 toneladas de materiais
  • Realização do Projeto Cuide, em parceria com o Instituto Claret, beneficiando 5 mil moradores da Zona Norte de São Paulo
  • Lançamento do curso online Agenda 2030 e Consumo Consciente na Prática, em parceria com a UMAPAZ, para a sensibilização da população de São Paulo (SP)
  • Realização da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023, com foco nas percepções das gerações Z e Millennials no Brasil

Outro destaque de 2023 foi a evolução do Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS) desenvolvido por Akatu e Abrafati, “pela maneira como as empresas associadas aderiram e contribuíram para a evolução do programa, individualmente e coletivamente”, afirma o diretor geral Lucio Vicente. “Vale o destaque de que a constituição do programa setorial, unindo setor privado e organização da sociedade civil, é inédito”, completa.

O Instituto Akatu também se fez presente em uma série de matérias na imprensa, alcançando 1.314 inserções em diferentes veículos — jornais, revistas, sites, podcasts, entre outros. Além disso, a ONG participou de diversos eventos e congressos, dialogando com diferentes atores da sociedade (empresas, academia, instituições, associações) e manteve sua atuação em diferentes grupos de trabalho no país e no exterior.

“Quero agradecer imensamente pelos apoios e parcerias que o Akatu vem recebendo”, enaltece Helio Mattar, fundador e presidente do conselho do Akatu. “Aos nossos parceiros, que nos apoiaram institucionalmente e patrocinaram projetos promovidos pelo instituto, assim como àqueles que se mobilizaram para a prática do consumo consciente em favor da sustentabilidade. Sem vocês, nossa causa não teria dado os largos passos na direção de uma contribuição expressiva à sustentabilidade da vida no planeta.”

Acesse o Relatório de Atividades 2023 na íntegra aqui.

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link