Uma série de imagens captadas pelo artista Chris Jordan ajuda o espectador a compreender com precisão o resultado final do consumismo desenfreado: verdadeiras montanhas de produtos descartados, de telefones celulares a carros, que se acumulam nos Estados Unidos inteiro.
O projeto se chama Beleza Intolerável: Retratos do Consumo em Massa Norte-Americano, e as fotos foram feitas entre 2003 e 2005. “Como um consumidor norte-americano, não estou em posição de apontar o dedo”, Jordan explica na apresentação da coleção. “Mas sei que, quando refletimos a respeito de uma dúvida difícil e não encontramos resposta, nossa atenção pode se voltar para dentro, e nesse espaço pode haver a possibilidade para alguma evolução de pensamento ou ação.”.
O artista é conhecido por seu trabalho relacionando à sustentabilidade e meio ambiente. Outra coleção dele, Calculando os Números: Um Autorretrato Norte-Americano, usa estatísticas para criar paisagens. Por exemplo: o número de bitucas de cigarro gerado a cada 15 segundos nos Estados Unidos – impressionantes 139 mil – para criar um retrato de uma floresta. No site dele é possível ver todas as imagens.