O Santander também aderiu ao movimento Hora do Planeta e apagou as luzes de 60 prédios em dez países, das 20h30 às 21h30, no dia 30 de março. O movimento global é uma iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF) e visa dar atenção às mudanças climáticas e seus impactos na biodiversidade e na vida das pessoas.
A ação do Santander marcou a implementação de um novo plano de eficiência e sustentabilidade energética do Grupo para o período 2019-2021. No Brasil, a iluminação do Farol Santander também foi desligada e, no total, foram prédios na Espanha, Reino Unido, México, Estados Unidos, Argentina, Portugal, Alemanha, Polônia, Chile e Brasil aderiram à causa.
Essa iniciativa enfatiza que pequenas atitudes geram grandes impactos em nossas vidas e também no planeta. Cada atividade cotidiana de uma pessoa ou de uma empresa afeta diretamente o meio em sua volta, o que torna fundamental agir de forma consciente e multiplicar essas ações no ecossistema que nos cerca.
Desde que lançou seu plano de eficiência, em 2016, o Santander realizou mais de 250 iniciativas com foco na conscientização dos funcionários, conservação de energia, de matérias-primas e redução de resíduos e emissões.