loader image
21.11.18 às 18:03

Seu próximo móvel novo pode estar dentro da sua própria casa

A experiência de ter um objeto feito por você pode ser prazerosa e desafiadora. Que tal reformar uma peça que já possui ao invés de investir em uma nova?

Segundo os resultados da pesquisa Thanksgiving & Holiday 2016, da Statista, portal de estatísticas online e pesquisas de mercado, “móveis e decoração” é a categoria que recebe 17% dos votos de consumidores no ranking dos produtos mais atraentes para compras durante promoções em portais de e-commerce.

Essenciais para compor a casa, quando bem cuidados, os móveis e as peças de decoração duram muitos anos sem qualquer sinal de deterioração. Porém, somos impactados, diariamente, com novas tendências e com liquidações que parecem “imperdíveis”, nos trazendo a sensação de que é preciso adquirir novos produtos, quando, muitas vezes, os que já temos estão em perfeito estado e não têm nada de errado.

Nestes momentos de bombardeio de ofertas, é preciso refletir sobre a real necessidade de trocar um objeto em bom estado por outro novo. Assim, no caso de móveis, por exemplo, antes de agir no impulso e fazer uma nova compra, avalie se não é possível reformar o que você tem em casa ou até transformá-lo em algo novo.

Além de ser uma experiência desafiadora, reformar um móvel garante que a vida útil daquela peça seja estendida, respeitando, assim, os recursos naturais utilizados ao longo de sua cadeia produtiva. É também uma atitude em que você põe a sua criatividade para trabalhar, promovendo um consumo mais consciente.

Se você quer se aventurar nessa experiência, conheça alguns canais do Youtube e programas de TV que podem auxiliar nessa jornada:

Youtube

  1. O Ricota Não Derrete é um canal que reúne tutoriais com dicas fáceis e práticas de como customizar objetos e transformar um cômodo inteiro gastando pouco. Nesse vídeo, por exemplo, a dona do canal mostra como ela transformou um objeto de decoração usando apenas uma tinta spray.
  1. DIYcore é outro canal com dicas e truques fáceis e rápidos. Os vídeos comprovam que todo mundo pode fazer as mudanças que quiser em casa. Esse vídeo aqui ensina a fazer uma prateleira para livros utilizando algumas tábuas de madeira e tinta colorida.

TV

  1. Mais Cor, Por Favor (GNT) é um baú de inspiração para quem quer inovar e fazer seus próprios móveis e objetos de decoração. O programa mostra como transformar ambientes de maneira simples e com materiais que já temos em casa ou que são facilmente encontrados por um baixo custo. O programa também mostra como reformar alguns móveis que já temos em casa como cadeiras antigas e geladeiras, de modo a dar uma nova cara a eles.
  1. É de Casa (Globo) aborda temas cotidianos das famílias brasileiras e conta com a presença de convidados que oferecem dicas para trazer praticidade e conforto ao dia a dia das pessoas. Este vídeo ensina a fazer um abajur com taças de vidro.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também