Com a dinamização do mercado de trabalho e a presença cada vez mais forte das tecnologias, muitos profissionais estão “largando” a carteira assinada e se tornando donos do seu próprio negócio. Nesse cenário, o empreendedorismo social tem conquistado bastante destaque, por conta da promoção de mudanças onde, antes, só seria possível empreender com apoio do governo e de grandes corporações.
Com base nisso, o movimento Social Good Brasil, criado em 2012, desenvolveu o Social Good Lab, laboratório catalisador de ideias destinado a todos que querem fazer uso das tecnologias e de novas mídias para impactar positivamente a sociedade. Assim, inovadores de todo país podem inscrever seus projetos com vídeo de apresentação até o dia 12/4.
Este ano, os encontros presenciais do Social Good Lab – que acontece anualmente desde 2013 – serão realizados em Florianópolis. A organização ressalta que os autores escolhidos, que residirem a mais de 500 km de distância dos encontros imersivos, poderão se inscrever para reivindicar também ajuda financeira para as passagens, já que hospedagem e alimentação são gratuitas para todos.
Os participantes selecionados – ou labbers – terão quatro meses de troca de experiências e aprendizados com a equipe de mentores, desenvolvedores, designers e especialistas do Lab – entre eles, o consultor Reinhold Steinbeck, pesquisador da Universidade de Stanford. O time ajudará os participantes a amadurecer suas ideias e concorrer ao apoio de um fundo de investimento para colocá-las em prática. As metodologias utilizadas incluem Design Thinking, Start-up Enxuta e Business Model Canvas.
Outras informações no site do Social Good Brasil Lab e no vídeo