loader image
02.01.23 às 17:33

TIM alcança marca no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Operadora tem 15 anos de comprometimento com premissas ambientais, sociais e de governança.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Uma conquista inédita no setor de telecomunicações: a TIM alcança a marca de 15 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 ao confirmar sua participação na carteira 2023. Iniciativa pioneira na América Latina, o ISE foi criado em 2005 e se consolidou como uma forte referência em opções de investimento sustentável no Brasil.

A nova carteira reúne 70 companhias de 37 setores da economia, que somam mais de R$ 2 trilhões em valor de mercado. Para integrá-la, as empresas passaram por um processo que considera inúmeros indicadores, desde consumo de energia e diversidade do quadro de pessoas até aspectos econômico-financeiros, de governança e transparência. Esse ano, a TIM se destacou em diversidade e inclusão, relações com a comunidade, gestão ambiental, gerenciamento de energia, gestão de riscos e ética nos negócios. Com melhoria em todas as dimensões avaliadas, a operadora ampliou sua pontuação geral de 77.18 para 82.16 e alcançou a 11ª posição entre todas as empresas avaliadas.

“Estamos orgulhosos do nosso protagonismo em ESG no mercado de telecomunicações, reconhecido por esse feito inédito e tão relevante que é a permanência por 15 anos consecutivos na carteira do ISE”, comenta Mario Girasole, VP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM. O executivo reforça que a empresa seguirá se destacando em temas ambientais, sociais e de governança por meio de iniciativas concretas em todos os pilares: “acreditamos que ESG não é uma alternativa ao negócio, mas sim parte estruturante dele. A TIM vai sempre evoluir incorporando essas premissas na concepção dos seus serviços, produtos, e tecnologias”, acrescenta.  

A permanência no ISE se soma a outros reconhecimentos da TIM em 2022. A operadora foi inserida no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e apontada – pelo segundo ano consecutivo – como líder global do setor de telecomunicações no Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de 12 mil companhias em diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreira. Melhorou ainda de 78 para 81 sua pontuação no Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P – avaliação para composição das carteiras do Dow Jones Sustainability Index – alcançando a 15ª posição entre empresas de telecom no mundo. E foi reconhecida pelo Carbon Disclosure Project (CDP) – organização sem fins lucrativos especializada em qualificação ambiental – como uma companhia que contribui para combater às mudanças climáticas.

A CFO da TIM, Camille Faria, também celebra e reitera a relevância das conquistas no desempenho da companhia: “consumidores e investidores estão cada vez mais atentos ao que as organizações fazem em prol da sociedade. Por isso, estar em diferentes rankings e carteiras ratifica os nossos compromissos ESG, destaca nossas ações e contribui com nosso resultado, em um ciclo virtuoso onde ganham todos os stakeholders juntamente com a empresa”, explica.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também