No mês de outubro, clientes das 871 lojas do McDonald´s no Brasil, terão acesso a mensagens sobre a importância consumo consciente da água e da conservação das florestas que protegem rios e nascentes nas bandejas das lojas.
As mensagens da campanha foram criadas sob supervisão da equipe de especialistas em segurança hídrica da TNC, que tem na recuperação de florestas em áreas de mananciais uma das suas ações mais importantes no Brasil. A organização contribui para a conservação de nascentes que alimentam os dois principais sistemas de abastecimento de São Paulo, o Cantareira e o Alto Tietê, e o principal sistema do Rio de Janeiro, o Paraíba do Sul.
Em um tom lúdico, a peça mostrará, por exemplo, que a restauração de florestas em áreas de nascentes de rios contribui para garantir a disponibilidade de água mesmo em épocas de pouca chuva.
“A ideia é abrir espaço para que pais e filhos conversem sobre a conexão entre florestas e rios e sobre como usar a água em casa de forma racional”, afirma o diretor de Marketing da TNC, Marcelo Moura. As lanchonetes do McDonald´s no Brasil recebem um público diário estimado de 1,7 milhão de pessoas. Para o diretor de Sustentabilidade para a América Latina do McDonald´s, Leonardo Correa de Souza Lima, a campanha reforça o compromisso da rede de restaurantes com a sustentabilidade. “Temos realizado um forte trabalho interno de uso consciente da água e necessitamos estendê-lo a sociedade em geral”, disse.
Para a TNC, as mensagens escolhidas ajudam a dar impulso tanto à solução de curto prazo, que é a economia de água por parte da população, quanto à solução de longo prazo – o investimento em infraestrutura verde para conservar rios e nascentes. Segundo estudo da TNC, divulgado em 2014, a restauração de 3% das áreas de bacias que abastecem o Cantareira e o Alto Tietê seriam suficientes para reduzir a erosão nesses sistemas em até 50%.