O diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, participou do programa Como Será, apresentado por Sandra Annenberg, na TV Globo. A reportagem sobre desperdícios de alimentos, veiculada em março, faz parte da série Você tem fome de quê?, sobre a importância dos alimentos na vida das pessoas.
A apresentadora Sandra Annenberg citou o dado da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), de que o desperdício de comida chega a 1,3 bilhão de toneladas no mundo, o que equivale a R$ 2 trilhões jogados no lixo.
“Praticamente metade daquilo que é produzido no mundo é desperdiçado, pois se perde na produção, no transporte, na armazenagem, no processamento, na distribuição nos supermercados e em casa mesmo”, diz Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, ao falar sobre alimentos. Ele também comentou na reportagem que 60% do lixo no Brasil é composto por restos de comida. “Isso não é lixo, tem poder nutriente, capacidade de alimentar as pessoas.”
Confira a reportagem completa sobre desperdício de alimentos, da série Você tem fome de quê?, do programa Como Será, apresentado por Sandra Annenberg, na TV Globo, com participação do Instituto Akatu